O selecionador nacional fez esta sexta-feira a antevisão do jogo dos oitavos de final com a Croácia, e recusou a ideia de que o estilo de jogo do próximo adversário de Portugal possa beneficiar os jogadores portugueses.

Na conferência de imprensa de antevisão do jogo com os croatas, Fernando Santos assumiu que nesta fase da competição o que importa é ganhar independentemente dos resultados na fase de grupos.

"Se há alguma coisa que lhes disse foi o orgulho pela forma exemplar como têm estado desde que aqui cheguei, tanto a nível profissional como pessoal, de relação do grupo. Não há nenhuma equipa que pode bater Portugal nisso. As estatísticas valem o que valem e neste caso valem muito pouco. Vão defrontar-se duas seleções muito fortes. Croácia sempre parte com um objetivo muito claro de procurar vencer essa prova e é legítimo. É de elevadíssima qualidade, bem orientada, com jogadores de grandíssima qualidade e que têm sempre o objectivo de procurar vencer. Vão estar em confronto duas equipas com a ambição natural de vencer. Vai ser um grande confronto e acredito muito na capacidade dos meus jogadores, com a certeza absoluta que não vai ser uma tarefa fácil, tal como para a Croácia. Temos um grande respeito, mas também a convicção que podemos vencer", começou por dizer Fernando Santos na conferência de imprensa sobre o jogo com a Croácia.

"É um jogo com características completamente diferentes. Fase de apuramento seria complicada para qualquer equipa. Do pote 4 ainda cá estão quatro equipas e nenhuma ficou em quarto lugar. Esta nova fórmula trazia esta nuance. Estamos preparados para um jogo com características distintas. Renato Sanches? Faz parte da equipa e amanhã vão ver", acrescentou o técnico nacional.
"Naturalmente que nesta fase da época, no fim da época, preferíamos ter mais tempo, jogar noutra data, acho que é demasiado cedo para as duas equipas. Não queremos estar a encontrar um álibi para o que possa ou não acontecer. O prazer de jogar pela Seleção pode compensar, mas não compensa tudo. É isso que iremos fazer: procurar escolher a melhor equipa que nos possa levar à vitória. André Gomes tem vindo a jogar os jogos todos e certamente os que jogaram todos estão mais cansados", assumiu Fernando Santos sobre o período de descanso dos jogadores portugueses em relação aos adversários.

"Como pode ser mais fácil jogar com a Croácia? Croácia fez um excelente jogo e uma excelente fase de grupos. Os dois acreditam que pode vencer e depois vemos o resultado final. São jogos com características diferentes. Esta é uma final. É normal que qualquer selecionador tenha atenção para Cristiano Ronaldo. Tenho a certeza que o meu colega preparou a seleção para que possa defrontar Portugal. Conheço bem e preparámos para eliminar os pontos fortíssimos que a Croácia tem", atirou Fernando Santos quando questionado sobre a diferença dos adversários em relação às equipas da fase de grupos.