O estádio Geoffroy-Guichard, na cidade francesa de Saint-Etienne, onde a seleção portuguesa de futebol disputa o seu primeiro jogo no Euro 2016, frente à Islândia, é iluminado por biodiesel à base de óleo alimentar reciclado.

“Trata-se de óleo de cozinha usado no setor alimentar recolhido para sustentar um sistema de energia local, após tratamento, em vez de ser enviado para o estrangeiro”, explicou hoje Sylvie Fayolle, vice-presidente da câmara de Saint-Etienne, encarregada do desenvolvimento sustentável, depois da apresentação do reator desenvolvido pela empresa irlandesa ‘Greentech Biofuels’.

“Este combustível, que por cada litro consumido permitirá uma redução de 3kg de gás com efeito de estufa, será utilizado neste lugar emblemático para sensibilizar os numerosos visitantes que vamos receber por ocasião do Euro2016”, acrescentou Sylvie Fayolle.

“A instalação, que é parte do programa nacional de energia positiva, Território (Tepos), é única. É modular e concebida para eventualmente produzir 200.000 litros de biocombustível por ano”, salientou o presidente da comunidade urbana de Saint-Etienne, Gaël Perdriau.

Gaël Perdriau acrescentou que esta atividade está confiada a uma “empresa de inserção, Ondaine Agro, que emprega pessoas afastadas do mercado de trabalho”.

O equipamento, que começou a produzir depois de alguns dias, foi inaugurado hoje à tarde em Saint-Etienne.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.