O campeão europeu José Fonte ofereceu hoje à Câmara de Penafiel a camisola da seleção portuguesa de futebol que envergou na final com a França, numa cerimónia em que o defesa central foi homenageado pela sua terra natal.

Emocionado, exibindo aos presentes a medalha de campeão europeu, o jogador entregou a camisola com o número 4 ao presidente da Câmara, Antonino Sousa, que agradeceu e logo prometeu que a oferta vai ser colocada no museu da cidade.

José Fonte foi hoje agraciado com o brasão da terra onde viveu até aos 10 anos e também recebeu uma camisola do Penafiel, coletividade na qual iniciou a sua carreira futebolística.

Recordando os primeiros 10 anos da sua vida, passados em Penafiel, na freguesia de Galegos, o jogador disse ao presidente da Câmara terem sido os anos em que foi mais feliz.

O atleta campeão europeu, acompanhado da família, nomeadamente do filho que trazia ao colo, deslocou-se depois à varanda dos Paços do Concelho, de onde saudou as centenas de conterrâneos que o aplaudiam na praça principal da cidade. Muitos vestiam camisolas da seleção e agitavam bandeiras e cachecóis com as cores nacionais.

A fachada principal dos Paços de Concelho estava decorada com as cores da seleção e uma grande fotografia em que o capitão Cristiano Ronaldo erguia a taça conquistada na final de Paris. No conjunto decorativo também constava uma camisola do herói local e ouviu-se a música dos Xutos e Pontapés "A Casinha", que a seleção apadrinhou na sua caminhada até ao título.

Acenando aos conterrâneos e sorrindo repetidamente, José Fonte agradeceu o carinho e recordou que foi graças ao apoio do povo português que os jogadores da seleção conseguiram ter forças para ultrapassar todas as dificuldades, acabando por conquistar o título europeu. Também deixou palavras emocionadas pelo apoio que teve dos familiares.

O presidente da Câmara mostrou à multidão a camisola da final oferecida pelo defesa central e elogiou a humildade e a persistência do defesa central, por nunca ter deixado de acreditar no seu potencial, ao mesmo tempo que dizia ser um orgulho para Penafiel ter um campeão da Europa.

"São poucas as cidades de se podem orgulhar de ter um campeão europeu e Penafiel tem", exclamou à multidão, que gritava pelo nome do jogador.

Antonino Sousa anunciou também à população que o jogador vai ser agraciado, em breve, com a Medalha de Ouro do Concelho, sublinhando ser o mais alto galardão que o Município pode atribuir.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.