Fernando Santos estava visivelmente emocionado, depois de guiar Portugal à conquista do Euro2016. O selecionador de Portugal falou do título inédito, começando por agradecer a muita gente.

"Primeiro, quero agradecer a Deus por me ter dado lucidez e humildade para tomar as melhores decisões. Agradecer à minha mãe, aos meus filhos, à minha mulher e ao meu pai que se hoje estivesse aqui ia beber umas cervejas com os amigos. Agradecer ao presidente [Fernando Gomes] porque não era fácil para ele apostar em mim naquela altura, com o castigo. Agradecer aos meus jogadores porque sem eles isto seria impensável. Eu fui apenas o timoneiro, o engenheiro desta vitória. Mas foram eles que dobraram o cabo Adamastor, com um espírito de grupo muito forte. Agradecer aos portugueses que sempre nos apoiaram, um apoio sempre em crescendo. Muito obrigado a todos, pelo vosso apoio, a vitória é deles, de todos nós. Uma palavra aos que estiveram comigo na primeira fase, aos meus amigos gregos. A todos os gregos muito obrigado, estão no meu coração [palavras ditas em grego]", disse Fernando Santos, na zona de entrevistas rápidas, à Sport TV.

Questionado se o título seria um sonho, Fernando Santos lembrou que sempre acreditou que seria possível.

"Não é um sonho, é a realidade. Eu nunca sonho porque tenho medo de ter pesadelos. É melhor planear baseando-se em factos reais. Desde o princípio tentei fazer ver aos jogadores das nossas capacidades, do nosso talento mas também das nossas dificuldades. Eles perceberam quais eram as dificuldades e como deveríamos jogar. E disse-lhes que podíamos ganhar a qualquer um", sublinhou o selecionador, ainda sem saber o que o espera.

"Neste momento não tenho noção de nada, estou ainda baralhado, sei que Portugal está em festa", atirou.

Portugal venceu a França por 1-0, com um golo de Éder no prolongamento e sagrou-se campeão europeu de futebol.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.