O Estádio Bollaert-Delelis, que vai receber o Croácia-Portugal, dos ‘oitavos' do Euro2016 de futebol, tem capacidade para acolher toda a população de Lens, que é a mais pequena das 10 cidades-sede da competição.

Inaugurado em 1933, o estádio passou por algumas renovações ao longo dos anos, tendo sido reinaugurado pela última vez em agosto de 2015, com vista a receber os jogos do Campeonato da Europa.

Originalmente batizado de Félix Bollaert, foi construído por mineiros desempregados e acolheu partidas do Europeu de 1984 e do Mundial de 1998, além de ter sido um dos palcos dos Campeonatos do Mundo de râguebi de 1999 e 2007.

Esta é a casa do Lens, da Liga francesa, equipa que teve o seu apogeu no final da década de 90 do século passado, quando conquistou o único título de campeão francês da sua história (1997/98) e alcançou as meias-finais da Taça UEFA.

O recinto, que tem capacidade para 35.000 pessoas, possui a rara particularidade de poder albergar praticamente toda a população da cidade, uma vez que Lens tem cerca de 36.000 habitantes, sendo, de resto, a cidade-sede com menor número de habitantes entre as 10 que vão receber o torneio.

Situada no norte de França, Lens fica a 200 quilómetros da capital Paris e a cerca de 40 quilómetros da fronteira com a Bélgica.

Antes do Croácia-Portugal, que será disputado no sábado, às 21:00 locais (20:00 em Lisboa), o Bollaert-Delelis foi palco de três partidas da fase de grupos, entre as quais o clássico britânico entre Inglaterra e País e Gales, que acabou com o triunfo dos ingleses (2-1).

Ficha do Estádio Bollaert-Delelis:

- Cidade: Lens.

- Estado: Inaugurado em 1933.

- Capacidade: 35.000 espetadores.

- Eventos possíveis: Futebol, râguebi e eventos culturais.

- Distância para o aeroporto: 34 quilómetros.

- Distância para o centro da cidade: Dois quilómetros.

- Transportes públicos: Autocarro, elétrico e comboio.

- População da cidade: 36.000 habitantes.

- Clube: RC Lens (futebol).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.