Portugal vai disputar o acesso aos ‘quartos’ do Euro2016 de futebol com a Croácia, uma das ‘sensações' da prova e que deixou um sério aviso ao vencer o Grupo D, à frente da bicampeã em título Espanha.

Em Lens, a seleção nacional chega ao duelo dos oitavos de final ainda sem qualquer vitória na prova e depois de uma fase de grupos em que desiludiu, com três empates, perante Islândia (1-1), Áustria (0-0) e Hungria (3-3): num agrupamento em que era claro favorito ao primeiro lugar, acabou por se apurar como um dos melhores terceiros.

Até agora, Portugal esteve longe de deslumbrar neste Europeu, mas, mesmo assim, mantém-se em prova, está na luta pelo título e chega ao confronto com a Croácia com Cristiano Ronaldo em ‘alta', depois do ‘bis' frente aos húngaros, e com o selecionador Fernando Santos a ter todos os jogadores disponíveis.

Em Lyon, o lateral Raphael Guerreiro falhou a última jornada do Grupo F devido a problemas musculares, mas já deverá estar apto para regressar ao ‘onze' de Portugal no Estádio Bollaert-Delelis.

A seleção lusa aparece nesta fase, à partida, sem lesionados e também sem castigados, embora com apenas dois dias de intervalo para preparar o duelo dos ‘oitavos'.

Na ‘cabeça' do selecionador Fernando Santos também poderão existir algumas dúvidas, sobretudo no meio campo, já que, contra a Hungria, o técnico deixou Moutinho nos balneários ao intervalo e apostou em Renato Sanches.

Tendo em conta o histórico entre as duas equipas, Portugal aparece como claro favorito, depois de três triunfos em três jogos, incluindo um há duas décadas, no Euro1996, mas a campanha dos croatas tem sido um dos destaques da prova.

Depois de um triunfo com a Turquia (1-0) e um empate com a República Checa (2-2), num encontro em que esteve a vencer por 2-0, a seleção comandada por Ante Cacic garantiu o primeiro lugar do grupo com uma merecida, e também pouco esperada, vitória com a Espanha (2-1).

No Euro2016, a Croácia tem apresentado um meio campo de ‘luxo', com Rakitic (FC Barcelona), Luka Modric (Real Madrid) e Perisic (Inter de Milão), Mandzukic (Juventus) na frente e uma defesa liderada pelo lateral direito Srna, ‘capitão’ e jogador com mais internacionalizações (133).

O futebol praticado pelos croatas, que têm como melhor registo duas presenças nos quartos de final (1996 e 2008), foi para a critica um dos melhores durante a fase de grupos.

Com o desaparecimento da Jugoslávia, a Croácia só em 1992 começou a competir em provas da FIFA e, no ano seguinte, foi reconhecida pela UEFA.

O encontro está agendado para sábado às 21:00 locais (20:00 em Lisboa), em Lens, e terá arbitragem do espanhol Carlos Velasco Carballo.