Portugal realizou a pior fase de grupos da sua história num Europeu de futebol, mas foi ‘premiado’ em dose dupla, com o apuramento para os oitavos de final e todos os ‘tubarões’ a saírem do seu caminho.

Sem conseguir a vitória que necessitava a fechar para vencer o Grupo F, a formação das ‘quinas’ fez apenas os mínimos, ao somar o empate que sabia valer o apuramento, mas acabou o seu jogo no segundo posto, que a atirava às ‘feras’.

Mas, aos 90+4 minutos, na última jogada do outro encontro, a Islândia fez o 2-1 face à Áustria e atirou Portugal para o terceiro posto do grupo, um verdadeiro ‘euromilhões’, bastando dizer que, até à final, a seleção lusa não pode encontrar nenhum adversário com melhor palmarés na prova.

Tendo em conta que, na sua história, Portugal nunca venceu o Europeu, tendo como melhor registo a presença na final da edição de 2004, que organizou, isso significa que, em termos teóricos, a seleção lusa tem caminho aberto até Saint-Denis.

Portugal empatou 3-3 com a Hungria, na 3ª jornada do Grupo F do Euro2016 e vai medir forças com a Croácia nos oitavos-de-final.