O empate serve mas a vitória é ainda melhor. Portugal tem tudo nas ´mãos` para seguir em frente no Eur2016, depois dos dois empates nas duas primeiras jornadas. Caso se qualifique como primeiro ou como um dos quatro terceiro colocados, a formação de Fernando Santos ficará no ´lado bom` do Euro, evitando defrontar nos oitavos-quartos e meias-finais alguns ´tubarões` como Alemanha, Espanha, França, Itália e Inglaterra.

Um empate no jogo de hoje frente a Áustria apurará Portugal como segundo ou terceiro do grupo: será segundo se empatar com dois ou mais golos e a Islândia também empatar com a Áustria mas a zero bolas (tendo em conta que lusos e islandeses emparam na primeira ronda, ficará em primeiro, por ordem de desempate, quem tiver melhor diferença de golos, mais golos marcados, menos cartões e melhor posicionamento no ranking da UEFA. Nesta altura Portugal tem um golo marcado e um sofrido, a Islândia tem dois marcados e dois sofridos).

Portugal Será terceiro se empatar e a Islândia vencer a Áustria. Será primeiro se vencer e a Islândia não ganhar ou, se a Islândia ganhar, Portugal também ganhar mas com mais golos marcados que os islandeses nesta derradeira ronda.

Portugal terá todo o interesse em ficar em primeiro ou então... em terceiro lugar. Se ficar em primeiro irá defrontar a Bélgica, Suécia ou República da Irlanda nos oitavos-de-final. Caso fique em segundo já sabe que vai apanhar a Inglaterra; se for terceiro defrontará a Croácia.

Ao apurar-se em primeiro ou terceiro, Portugal estará no ´lado bom` do Euro. Isso porque já sabe que só jogará contra Alemanha, França, Itália, Espanha ou Itália na final. Se Portugal for primeiro jogará com o segundo do grupo E (que será a Bélgica se não perder, ou a Suécia se ganhar e a República da Irlanda não ganhar com diferença de três golos em relação aos suecos).