A presença da Alemanha na final do Campeonato da Europa de França garante a presença do outro finalista na Taça das Confederações. Caso a equipa germânica garanta a passagem frente à França, o oponente na final (Portugal ou Pais de Gales) fica apurado devido à condição da equipa de Joachim Low.

Enquanto Campeã do Mundo, a Alemanha já tem o passaporte carimbado para jogar a Taça das Confederações na Rússia. Como tal, caso chegue à final do Euro, a ‘vaga’ de campeão da Europa será dada ao outro finalista da competição. Ou seja, Portugal ou Pais de Gales podem, conforme o resultado do Alemanha- França, ser presença na Taça das Confederações.

A prova que se vai disputar na Rússia é um torneio organizado pela FIFA de quatro em quatro anos. Participam, para além do anfitrião, os seis campeões continentais mais o campeão do Mundo, num total de oito países. Com efeito, Rússia (anfitriã), Alemanha (Campeão do Mundo), Austrália (Taça da Ásia), Chile (Copa América), México (Gold Cup) e Nova Zelândia (Campeão da Oceânia) já tem os seus lugares garantidos.