A seleção nacional de Portugal goleou esta quarta-feira a Estónia por 7-0 no derradeiro teste antes de partir para França onde vai disputar a fase final do Euro2016. Cristiano Ronaldo destacou-se com dois golos, mas foi Ricardo Quaresma quem brilhou mais num Estádio da Luz com dois golos e três assistências.

No regresso do capitão de Portugal ao 'onze' de Fernando Santos, a seleção nacional apresentou-se no Estádio da Luz com algumas alterações em relação aos últimos jogos amigáveis diante da Noruega e de Inglaterra.

Na defesa, Cédric, Pepe, José Fonte e Raphael Guerreiro entraram de início para os lugares de Vieirinha, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Eliseu, enquanto, no ataque, Ronaldo e Ricardo Quaresma substituíram Nani e Rafa. Já no meio-campo, o selecionador nacional apostou em Danilo Pereira, João Mário, João Moutinho e André Gomes.

Com um Estádio da Luz perto de lotação esgotada, Portugal rapidamente assumiu o controlo do jogo a meio-campo e basicamente empurrou o adversário para o seu sector defensivo. Apesar do domínio inicial, os jogadores portugueses sentiram algumas dificuldades em encontrar espaços que lhes permitissem criar jogadas de perigo, e perante esta falta de caminhos para a baliza de Pavel Londak a Estónia conseguiu 'crescer' e equilibrar as operações no meio-campo.

Aos 31 minutos, Cristiano Ronaldo consegue chegar isolado à baliza da Estónia, mas perante o guarda-redes adversário não conseguiu inaugurar o marcador. Na sequência do lance, Raphael Guerreiro ainda tentou o remate na recarga à defesa de Pavel Londak, mas o guardião da Estónia conseguiu evitar o golo.

Apesar dos percalços iniciais, Portugal acabaria por encontrar o caminho do golo nos pés do 'mágico' Quaresma e na cabeça de Cristiano Ronaldo quando aos 36 minutos o número 20 cruzou de trivela para o 1-0 do capitão de Portugal.

A vencer por 1-0, a equipa de Fernando Santos ganhou uma confiança acrescida e perante uma plateia de 52.536 espectadores acabou por dar um recital de bom futebol sob a batuta do 'maestro' Quaresma, que dilatou o marcador aos 39 minutos com um monumental 'chapéu' de trivela a Pavel Londak. Antes do intervalo, Cristiano Ronaldo fixou o 3-0 após um entendimento com João Mário de calcanhar e um remate 'enrolado'.

No segundo tempo, Fernando Santos lançou em jogo Vieirinha para o lugar de Cédric, e de Nani para o lugar de Cristiano Ronaldo. As bancadas aplaudiam e mostravam entusiasmo a cada passe, a cada corte, e a cada tentativa de golo de Portugal, e mesmo quando aos 46 minutos a Estónia enviou uma bola à trave após uma falha de comunicação da defesa portuguesa as bancadas perdoaram e continuaram a puxar pelas equipa das 'quinas'.

Sem parar o espectáculo, Quaresma cruzou aos 55 minutos para o golo de Danilo Pereira na sequência de um pontapé de canto. O extremo português do Besiktas estava imparável e quatro minutos depois do golo de Danilo, o mesmo Quaresma cruzou para um auto-golo da Estónia.

Antes do apito final, Ricardo Quaresma ainda teve tempo para voltar a marcar no jogo depois de um passe de Renato Sanches. Frente a Londak, Quaresma rematou rasteiro e cruzado para o 6-0.

Com as bancadas a pedir por mais golos, a seleção de Portugal ainda conseguiu ampliar mais o 'score' e chegar ao 'mágico' sete quando aos 80 minutos Éder correspondeu da melhor forma a um passe de André Gomes para sentenciar o resultado final em 7-0.

Na quinta-feira, a comitiva lusa abandona solo luso e viaja para França, onde vai ficar instalada em Domaine de Bellejame, complexo de treinos da Federação Francesa de Râguebi, em Marcoussis, a cerca de 30 quilómetros de Paris.

No Euro2016, a seleção nacional vai disputar o grupo F com Islândia, Áustria e Hungria.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.