A seleção portuguesa de futebol tem um registo claramente desfavorável perante a França, com a qual vai disputar a final do Euro2016, tendo perdido os últimos 10 embates diante dos gauleses, entre os quais os três únicos oficiais.

A decisão de domingo, marcada para o Stade de France, em Saint-Denis, será a 25.ª partida entre os dois conjuntos, sendo que Portugal venceu apenas cinco, perdeu 18 e empatou um.

Apesar das mais de duas dezenas de duelos, que tornam a França no terceiro adversário que mais vezes se cruzou com a seleção nacional, depois de Espanha (38 jogos) e Itália (25), o histórico apenas inclui três encontros oficiais, todos eles de má memória para as cores lusas, sempre em meias-finais de grandes competições.

Em 1984, num Europeu disputado precisamente em França, a equipa das ‘quinas', então orientada por Fernando Cabrita, disputou com a anfitriã a passagem à final, acabando por ceder nos instantes finais do prolongamento, em Marselha.

Jean-François Domergue colocou os franceses em vantagem, aos 24 minutos, mas dois tentos de Rui Jordão, aos 74 e 98, operaram a reviravolta, que seria anulada pelo mesmo Domergue, aos 114, e Michel Platini, aos 119.

Dezasseis anos volvidos, a história repetiu-se, no Euro2000, organizado conjuntamente por Bélgica e Holanda. Nas meias-finais, em Roterdão, a equipa comandada por Humberto Coelho marcou primeiro, por Nuno Gomes, aos 19 minutos, mas Thierry Henry, aos 51, igualou o marcador, que se manteve inalterado até final do tempo regulamentar.

No prolongamento, os campeões do mundo em título acabariam por garantir o triunfo, por 2-1, com Zinedine Zidane a marcar aos 117 minutos o ‘golo de ouro' decisivo, na sequência de uma grande penalidade cometida por Abel Xavier, que foi muito contestada pelos jogadores portugueses.

Depois de dois confrontos em Europeus, a seleção portuguesa encontrou os franceses na meia-final do Mundial2006, que se realizou na Alemanha, e, tal como seis anos antes, Zidane voltou a decidir de grande penalidade para os gauleses (1-0), aos 33 minutos, deixando pelo caminho o conjunto orientando por Luiz Felipe Scolari.

De resto, Portugal perdeu os últimos 10 embates com a França, os dois últimos já no 'reinado' de Fernando Santos, que foi contratado em setembro de 2014.

Em outubro desse ano, o técnico estreou-se no banco da equipa das ‘quinas' precisamente no Stade de France, palco da final de domingo, num particular no qual Benzema e Pogba faturaram para os ‘bleus' e Ricardo Quaresma, de penálti, apontou o tento solitário da formação lusa (2-1).

Praticamente um ano depois, Portugal registou novo desaire diante da França, desta feita no Estádio de Alvalade, em Lisboa, com Mathieu Valbuena a marcar o único golo do ‘amigável', aos 85 minutos.

Por outro lado, a primeira vitória portuguesa aconteceu há quase 90 anos, numa goleada por 4-0, em Lisboa, enquanto a última remonta a 26 de abril de 1975, com Nené e Marinho a apontarem os tentos de Portugal (2-0), em Paris.

O 25.º confronto entre as seleções de Portugal e França está marcado para domingo, a partir das 21:00 locais (20:00 em Lisboa), no Stade de France, em Saint-Denis, e será dirigido pelo inglês Mark Clattenburg.