O médio Renato Sanches poderá tornar-se, aos 18 anos, o futebolista mais jovem de sempre a participar numa final de um Campeonato da Europa, ultrapassando o avançado e ‘capitão' da seleção portuguesa Cristiano Ronaldo.

Caso mantenha a confiança do selecionador Fernando Santos para a final de domingo, entre Portugal e França, o jovem jogador vai entrar no Stade de France, em Saint-Denis, com 18 anos e 326 dias, depois de se ter estreado pela equipa das ‘quinas' em março, num particular com a Bulgária.

Renato Sanches, que recentemente se transferiu do Benfica para os alemães do Bayern de Munique, poderá, assim, ultrapassar Cristiano Ronaldo, que continua a ser o futebolista mais jovem de sempre a participar numa decisão de um Europeu.

O avançado do Real Madrid, que se encontra a disputar o quarto Campeonato da Europa consecutivo, tinha 19 anos e 150 dias por altura da final do Euro2004, que terminou com o triunfo da Grécia sobre Portugal, em Lisboa.

O segundo jogador mais jovem de sempre a participar em finais de Europeus foi Anatoliy Baydachnyi, antigo avançado da União Soviética, que contava 19 anos e 260 dias no dia da derrota diante da RFA, no Euro1972.

Já o jugoslavo Jovan Acimovic surge no terceiro lugar do ‘ranking', com 19 anos e 354 dias, por altura do jogo de desempate da final do Europeu de 1968, frente à Itália, que conquistou o troféu.

De resto, nessa decisão também participou o avançado italiano Pietro Anastasi, com 20 anos e 62 dias, e que inclusivamente apontou o segundo golo da vitória transalpina (2-0). É o mais jovem a marcar.

A completar o ‘top-5', com 20 anos e 180 dias, aparece o alemão Bernd Schuster, que foi titular no triunfo sobre a Bélgica, por 2-1, no Euro1980.

A final do Euro2016, entre Portugal e França, está marcada para domingo, às 21:00 locais (20:00 em Lisboa), no Stade de France, em Saint-Denis, numa partida que será dirigida pelo inglês Mark Clattenbburg.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.