O treinador Sam Allardyce, do Sunderland, está em posição privilegiada para assumir o comando técnico da seleção inglesa de futebol, eliminada nos oitavos de final do Euro2016.

O clube, que escapou à despromoção na última época na Liga inglesa de futebol, revelou que deu autorização ao treinador, a pedido deste, para iniciar conversas com a federação inglesa de futebol (FA).

Allardyce, de 61 anos, que esteve quase a assumir a seleção há 10 anos, perdendo então o lugar para Steve McClaren, falou com a FA na terça-feira, na perspetiva de poder vir a assumir o lugar deixado vago por Roy Hodgson, que se demitiu.

“A Federação Inglesa contactou o Sunderland a pedir autorização para falar com o nosso treinador, naquela que era supostamente uma discussão confidencial em relação a candidatos para o lugar de selecionador”, refere o clube.

O Sunderland diz esperar que a questão se clarifique rapidamente, no sentido de o clube poder preparar a próxima época.

“A pedido de Sam Allardyce, concordámos com isto”, adianta a nota do Sunderland.

O clube diz ainda que o treinador é uma peça fundamental nos seus objetivos, depois de uma época desafiante, e que pretende encontrar estabilidade dentro e fora de campo, razão pela qual gostariam de manter Sam Allardyce.

“A contínua especulação em relação ao cargo do Sam [Allardyce] é prejudicial ao Sunderland, especialmente neste momento da época e exigimos à FA que respeite a situação que este processo está a provocar e encontre uma rápida resolução para este assunto”, conclui o clube.

A Inglaterra foi eliminada nos oitavos de final do Euro2016, ao perder com a surpreendente Islândia (2-1), uma situação que levou à demissão de Roy Hodgson do cargo de selecionador.