O Stade de France, que vai receber a final do Euro2016 de futebol, entre Portugal e França, foi palco da ascensão da seleção gaulesa, que ali conquistou o Mundial1998, e acolheu a estreia do selecionador português, Fernando Santos.

Situado na localidade de Saint-Denis, nos arredores de Paris, o principal estádio do futebol francês tem capacidade para 80.000 espetadores e foi erguido a pensar no campeonato do Mundo de 1998, tendo recebido a decisão da prova, que foi disputada entre a anfitriã França e o então campeão em título Brasil.

O conjunto gaulês acabaria por vencer os ‘canarinhos' por 3-0, numa final que ficou marcada por dois tentos do ‘mágico' Zinedine Zidane, ambos de cabeça, após cantos, mas também pelo ‘apagão' do brasileiro Ronaldo, o ‘Fenómeno'.

Desde a sua construção, o Stade de France recebeu cerca de 80 jogos dos ‘bleus', sendo que o último de 2015, um particular diante da Alemanha, ficou ‘manchado' pelos atentados terroristas na capital francesa, que originaram a morte de 130 pessoas e centenas de feridos.

Por outro lado, o primeiro jogo de Fernando Santos à frente da seleção portuguesa, em outubro de 2014, teve lugar precisamente em Saint-Denis, num particular frente à França, que venceu por 2-1.

De resto, o recinto recebeu igualmente um encontro entre o Lille e o Benfica (0-0), na fase de grupos da Liga dos Campeões 2005/06, que contou com mais de 35.000 adeptos portugueses nas bancadas.

O Stade de France é um dos estádios europeus com avaliação máxima por parte da UEFA e, além de jogos de futebol, recebe grandes eventos de râguebi, atletismo e desportos motorizados.

Além da decisão do Mundial1998, o estádio foi palco de duas finais da Liga dos Campeões, em 2000 e 2006, e da final da Taça do Mundo de râguebi de 2007, entre África do Sul e Inglaterra.

No Europ2016, o Stade de France já recebeu o encontro de abertura, entre França e Roménia (2-1), e ainda os jogos República da Irlanda-Suécia (1-1), Alemanha-Polónia (0-0) e Islândia-Áustria (2-1), todos da fase de grupos, bem como o Itália-Espanha (2-0), dos ‘oitavos', e o França-Islândia (5-2), dos ‘quartos'.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.