A torre Eiffel está hoje fechada ao público devido aos incidentes de domingo à noite entre adeptos e forças de segurança, à margem da final do Euro2016, indicou a empresa que explora aquele monumento na capital de França.

"[A situação atual não] permite abrir hoje nas condições de segurança corretas", informou a Sociedade de Exploração da Torre Eiffel (SETE), citada pela agência noticiosa France Presse.

À agência espanhola Efe, uma porta-voz da empresa explicou que o encerramento decorre enquanto se reorganiza o dispositivo de segurança e de acolhimento aos visitantes.

Cerca de 40 pessoas foram detidas no domingo, nomeadamente perto da "fan-zone" da torre Eiffel, na sequência de incidentes entre adeptos e forças de segurança, à margem da final do Euro2016.

Os incidentes ocorreram quando alguns adeptos tentaram forçar a entrada na "fan-zone" da torre Eiffel, fechada desde as 17:00 (18:00 em Lisboa) por estar esgotada.

O recinto tinha capacidade para 90 mil pessoas.

Alguns adeptos lançaram projéteis, queimaram caixotes de lixo e motorizadas, assim como uma viatura.

As forças de segurança usaram gás lacrimogénio e canhões de água para controlar os adeptos.

Segundo a prefeitura de Paris, um total de 6.800 agentes de segurança estavam mobilizados para garantir a segurança durante a final do Euro2016, entre Portugal e França.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.