As equipas portuguesas não têm tido a sorte do seu lado quando jogam no Allianz Arena, em Munique. Nem a Seleção nacional se safa, já que ali perdeu a meia-final do Mundial'2006.

Inaugurado em 2005, o palco do Portugal-Alemanha, do Grupo F do Euro'2020 de futebol, foi um dos estádios construídos com vista a receber jogos do Mundial2016, tendo acolhido o encontro de estreia da competição, no qual a Alemanha venceu a Costa Rica, por 4-2.

O estádio foi construído inicialmente para ter capacidade para 66.000 espetadores, mas com as reformas efetuadas ao longo dos anos pode agora receber 70.000 em jogos de competições internacionais e 75.000 em provas internas. Mas face às restrições impostas pela pandemia de COVID-19, os jogos do Euro2020 ali disputados apenas serão presenciados por 22 por cento da lotação, o que equivale a 14.500 pessoas.

O Allianz Arena custou perto de 350 milhões de euros e foi um dos primeiros estádios vanguardistas do futebol mundial, pelo design moderno e completamente fora do padrão. Destaque para os 2.760 painéis led que cobrem todo o exterior do recinto e que criam um efeito multicolor em seu redor.

Com um sistema de emergência que permite a completa evacuação em cerca de 15 minutos, o estádio germânico é um dos recintos de elite da UEFA, à semelhança, por exemplo, do Estádio da Luz, Estádio do Dragão ou Estádio José Alvalade, situando-se a 12 quilómetros do centro de Munique e a 26 do aeroporto da cidade.

VÍDEO: Assim é o Allianz Arena

Em 2012, o Allianz Arena foi o palco da final da Liga dos Campeões, que o Chelsea conquistou, ao vencer no desempate por grandes penalidades o anfitrião Bayern Munique, equipa que ali disputa os seus encontros, tanto internos como das competições europeias.

Este sábado, Portugal vai disputar apenas o seu segundo jogo no Allianz Arena, 15 anos após ter perdido ali o primeiro e único, diante da França, numa das meias-finais do Mundial'2006, decidida por um penálti de Zinédine Zidane (1-0).

De lá para cá, as equipas portuguesas jogaram no estádio do Bayern Munique em outras seis ocasiões, não se contabilizando um único triunfo de qualquer um dos emblemas que ali jogou. O o melhor que algum clube nacional conseguiu foi um empate, no caso o Sporting, que saiu da Baviera com um "nulo" (0-0), na fase de grupos da Liga dos Campeões 2006/07.

O mesmo Sporting sofreu no Allianz Arena uma goleada por 7-1 na Liga dos Campeões, em 2009, tal como aconteceu com FC Porto (6-1), em 2015, e Benfica (5-1), em 2018, já depois de o Belenenses ter perdido por 1-0, na Taça UEFA de 2007/08. Pelo meio, os encarnados também perderam pela margem mínima (1-0) nos quartos de final da Champions, em 2016.

Depois de já ter acolhido o triunfo da França sobre a Alemanha (1-0), na primeira jornada do Grupo F do Euro'2020, o Allianz Arena vai receber os outros dois jogos dos alemães na fase de grupos, com Portugal, este sábado, às 17h00 (hora de Lisboa), e Hungria, na quarta-feira, bem como um dos encontros dos quartos de final, em 02 de julho.

Saiba tudo sobre o Euro2020: fotos, vídeos, infografias, notícias e reportagens.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.