O coro de assobios durante o hino nacional da Alemanha e o “lençol” branco com bandeiras de Inglaterra nas bancadas de Wembley foram uma amostra do ambiente de rivalidade no jogo de hoje dos oitavos de final do Euro2020.

Apesar de o estádio de Wembley, em Londres, ter aumentado a capacidade para 40 mil espetadores, apenas cerca de dois mil são alemães devido às restrições provocadas pela pandemia de covid-19.

Saiba tudo sobre o Euro2020: fotos, vídeos, infografias, notícias e reportagens

O Reino Unido mantém uma quarentena de 10 dias a todos os que cheguem daquele país, não tendo feito exceções durante o torneio.

No passado, o confronto entre estas duas seleções foi motivo para provocações da imprensa tabloide britânica, com referências de mau gosto.

Mas o selecionador dos “Three Lions”, Gareth Southgate, disse querer criar “novas memórias” dos encontros entre as duas equipas.

A Alemanha venceu o último jogo em competições oficiais entre as duas seleções, batendo os ingleses por 4-1 nos oitavos de final do Mundial2010, na África do Sul.

Outra derrota inglesa tem particular significado, a do Euro1996, já que foi Southgate que falhou o penálti que ditou a derrota inglesa nas meias-finais.

Em 1966, foram os ingleses a bater os alemães na final e conquistarem o Campeonato do Mundo.

As hostilidades foram postas de parte por breves segundos, quando as duas equipas colocaram um joelho na relva antes do pontapé de saída, num sinal de protesto contra o racismo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.