A Inglaterra vai vencendo a Itália na final do Euro2020, graças a um golo madrugador de Luke Shaw. As duas equipas procuram suceder a Portugal na galeria dos campeões, com os ingleses a tentarem em casa uma conquista inédita, enquanto a Itália procura o seu segundo título continental.

A lutar pelo primeiro título de sempre num Europeu, a seleção inglesa não podia ter pedido melhor entrada no jogo. Numa transição rápida aos três minutos, Harry Kane abriu à direita para Kieran Trippier e o lateral cruzou para o segundo poste, onde surgiu Luke Shaw a finalizar de primeira nas costas de Giovanni Di Lorenzo. O lateral do Manchester United estreava-se a marcar pela seleção inglesa, na sua 16.ª internacionalização.

Shaw superou por quatro minutos aquele que era o golo mais rápido em finais do Campeonato da Europa, apontado pelo espanhol Jesus Pereda, aos seis minutos do jogo decisivo de 1964, frente à União Soviética.

A Itália tentou responder aos 8 minutos, num livre cobrado por Lorenzo Insigne, mas a bola passou por cima da baliza de Jordan Pickford. A equipa transalpina mostrava dificuldades em chegar com qualidade à área adversária e em controlar as subidas dos alas ingleses, que estavam endiabrados.

A equipa de Gareth Southagate acabou por baixar o ritmo, com os italianos a aproveitarem para ter mais bola. A melhor oportunidade para a 'squadra azzurra' acabou por surgir aos 35', numa grande arrancada de Chiesa, com o remate, em zona frontal, a rasar o poste da baliza adversária.

Saiba tudo sobre o Euro2020: fotos, vídeos, infografias, notícias e reportagens

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.