Parece coincidência, mas não é. Todas as equipas que jogaram os três jogos da fase de grupo do Euro 2020 em casa ultrapassaram essa fase.

E mais: Das seis equipas, quatro rumaram mesmo às meias-finais da prova. São os casos da Dinamarca, Inglaterra, Espanha e Itália. Daí se conclui que jogar em casa tem sido uma enorme vantagem para os coorganizadores. E o que dizer da Inglaterra, que jogou também os oitavos de final em casa. Por estes dados, e também pelo que tem feito na competição, há quem aponte já a seleção dos 'Três Leões' como a grande favorita para a conquista do Euro, já que vai jogar as meias-finais em Wembley e em caso de sucesso também irá disputar a final em casa. Os britânicos, em caso de vitória no campeonato da Europa, ou não, vão jogar seis dos sete encontros no Europeu em casa.

A disputar-se num formato inédito, o cansaço como consequência das deslocações, fustigou inúmeras seleções que andaram 'a saltar' de quartel-general entre os jogos. Esse facto, aliado ao problema da pandemia, condicionou também as deslocações dos adeptos que se deparavam com novas regras de acesso aos jogos consoante o país.

Contudo, o fator casa tem sido decisivo: Só em três ocasiões os países organizadores do Euro não chegaram pelo menos às meias-finais da prova.