Portugal acaba a primeira jornada do Euro2016 como a seleção que mais remates fez. Os lusos dominaram o encontro com a Islândia mas só foram capazes de marcar um golo. Em termos de posse de bola, a equipa de Fernando Santos só foi batida pelo tiki-taka da Espanha.

O 1-1 com que terminou o Portugal-Islândia não reflete o que se passou em campo. Portugal fez 25 remates mas só foi capaz de marcar um golo. Dos 25 ´tiros`, 10 foram à baliza, sete ao lado e oito foram interceptados. De acordo com as estatísticas da primeira jornada divulgadas pela UEFA, os lusos atiraram mais sete vezes que o grupo de quatro equipas que reparte a segunda posição: Alemanha, Croácia, Bélgica e Polónia, todos com 18 remates.

Só Cristiano Ronaldo fez 10 remates (apenas um enquadrado com a baliza) mas o capitão de Portugal acabou com eficácia zero.

Se nos remates Portugal ganhou de goleada, no que toca a posse de bola só foi batida pelo ...tiki-taka da Espanha. A equipa de Fernando Santos acabou o jogo com a Islândia com 66 por cento de posse de bola. Só a Espanha, com 67 por cento de posse de bola frente a República Checa, teve mais bola.

Ainda sobre o jogo com a Islândia, de referir que Pepe foi o jogador português que mais toques deu na bola durante o jogo: 95. Raphael Guerreiro, com 94, ficou em segundo lugar. Estes dois foram os jogadores lusos que fizeram mais passes, com 85 e 75, respetivamente. Mas quem dominou no capítulo da eficácia foi João Moutinho que teve uma percentagem de acerto de 95 por cento nos 74 passes que fez durante os 70 minutos que esteve em campo.

Portugal e Islândia empataram a uma bola, em jogo da primeira jornada do Grupo F do Euro2016.