Brenda Pérez foi uma das futebolistas que chegou ao Sporting para reforçar a equipa feminina dos 'verdes e brancos' esta temporada. Aos 28 anos, a centrocampista está a aventurar-se pela primeira vez no estrangeiro, depois de várias épocas no Espanyol, na cada vez mais forte Liga espanhola feminina de futebol.

Brenda deu que falar logo no momento em que assinou contrato com o clube de Alvalade, afirmando-se como um dos principais reforços das vice-campeãs nacionais para 2021/22 e cativando desde logo os sportinguistas com o seu vídeo de apresentação.

As expectativas eram altas, mas a futebolista não tardou a corresponder às exigências. É que, logo no jogo de estreia, a espanhola foi uma das figuras do triunfo por 2-0 do Sporting sobre o Benfica na Supertaça, ao assinar um dos golos (o primeiro das 'leoas', que lhe valeu até comparações com Pedro Gonçalves entre alguns adeptos). E acabou mesmo por ser eleita Melhor em Campo. Momento que fez questão de assinalar, também, nas suas redes sociais.

Um início auspicioso para uma futebolista que já conquistou o coração dos sportinguistas, ao qual deu seguimento com mais uma boa exibição no arranque do campeonato feminino. Brenda voltou a a ser titular na visita ao Marítimo e o Sporting voltou a ganhar por 2-0. A centrocampista parece estar a desfrutar dos primeiros tempos de 'leão ao peito'.

"Quando conquistamos grandes coisas na vida, as pessoas só veem o lado bonito, o que se conquistou naquele exato momento. Quase nunca se fala de tudo o que está por detrás disso: muito trabalho, muita força mental, muita preparação, muitos obstáculos superados, muitos momentos maus e, acima de tudo, muito espírito de melhoria.
E só quem realmente me conhece sabe da importância deste triunfo para mim. Sabem como foi difícil a temporada passada, como me senti e quantas coisas tive que superar em muito pouco tempo. Mas aqui estou eu, sendo eu mesma de novo, sentindo-me realizada novamente como jogadora de futebol e desfrutando do que mais gosto. Obrigado, Sporting, por me dares a oportunidade de volta esta minha vontade de jogar e confiar em mim", escreveu recentemente na sua conta oficial no twitter.

Sporting renovado levantou dúvidas, mas resposta está a ser positiva

Brenda Pérez está, pois, a afirmar-se como uma das principais figuras de uma equipa do Sporting sobre a qual se levantaram muitas dúvidas ao longo do último defeso, face à reestruturação levada a cabo pelos 'leões'.

Sporting vence Benfica e conquista Supertaça de futebol feminino pela segunda vez
Sporting vence Benfica e conquista Supertaça de futebol feminino pela segunda vez
Ver artigo

Depois de ver o título de campeão fugir para o rival Benfica em 2020/21, o Sporting deixou sair várias jogadoras internacionais que há muito brilhavam com a camisola verde e branca, casos de Patrícia Morais, Tatiana Pinto ou Ana Capeta. Partiram igualmente a experiente internacional sérvia Nevena Damjanovic, a norte-americana Carlyn Baldwin e a brasileira Raquel Fernandes. E partiu também a treinadora principal, Susana Cova.

Para o seu lugar entrou Mariana Cabral, de 33 anos, que na temporada passada tinha orientado a formação B das leoas e que desde 2016 trabalhava nas equipas de formação de futebol feminino do clube de Alvalade. A nível de reforços, e para suprir as muitas saídas, para além de Brenda Pérez, destaque também para as entradas da guarda-redes croata Doris Bacic e do regresso de Diana Silva, para o ataque, depois de uma época no Aston Villa.

Perante tantas mudanças, muitas questões se levantaram sobre a capacidade de o Sporting continuar a ser competitivo no futebol feminino, mas para já a resposta está a ser positiva: dois jogos, dois triunfos e um troféu conquistado com uma vitória sobre o Benfica.