O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) felicitou hoje o Benfica pelo apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, salientando o “desenvolvimento acelerado” do futebol feminino em Portugal.

“Gostaria de felicitar a equipa feminina do Sport Lisboa e Benfica pelo apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões 2021/2022. Num caminho tão difícil como meritório, que incluiu triunfos em duas eliminatórias europeias numa fase tão precoce da época desportiva, não posso deixar de salientar a importância que esta qualificação tem para o Desporto português na generalidade e, mais especificamente, para o nosso futebol feminino, que dá sinais notórios de desenvolvimento acelerado”, notou Fernando Gomes.

Citado em comunicado da FPF, o presidente do organismo considerou que o “notável feito” da equipa ‘encarnada’ “exigiu certamente a todas as jogadoras, equipa técnica e staff a capacidade de superação que é tão característica do povo português”.

“Não tenho dúvidas que todos estarão à altura de nos representar na Europa do futebol, deixando certamente satisfeitos todos os que trabalham para tornar a Liga BPI cada dia melhor, mais equilibrada e mais competitiva”, completou.

Por fim, Fernando Gomes, expressou a sua “satisfação profunda pelo sinal que, uma vez mais, o futebol dá”.

“É necessário e natural que as mulheres ocupem, cada vez mais, lugares de destaque em qualquer área da sociedade. A luta pela igualdade tem de continuar a ser uma prioridade e os resultados desportivos deste género são sempre uma mais-valia para se derrubarem barreiras”, sustentou.

O Benfica qualificou-se hoje para a fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol feminino, ao golear o Twente por 4-0, na segunda mão da segunda ronda de qualificação, no Benfica Futebol Campus, no Seixal.

Depois do 1-1 nos Países Baixos, as ‘encarnadas’ foram lideradas pela canadiana Cloé Lacasse, que conseguiu um ‘hat-trick’ (43, 50 e 72 minutos) e fez ainda assistência para o segundo tento, da brasileira Nycole Raysla (47).

A formação comandada por Filipa Patão está, assim, entre as 16 equipas que vão disputar a primeira fase de grupos da história da ‘Champions’ feminina, com sorteio marcado para segunda-feira, em Nyon, na Suíça.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.