O selecionador português de futebol feminino, Francisco Neto, considerou hoje que o encontro particular diante dos Estados Unidos vai servir para a equipa ficar mais forte, pedindo organização e superação para atingir um bom resultado.

“Sabemos que precisamos de jogar contra estas equipas e era impossível dizer que não aos Estados Unidos, mas com humildade e respeito. Temos que crescer com estas dificuldades e só assim vamos ficar mais fortes”, começou por dizer o técnico, em conferência de imprensa.

A seleção liderada por Francisco Neto cumpre um estágio na Cidade do Futebol, em Oeiras, com vista a outros dois particulares, diante do País de Gales, no sábado, em Rio Maior, e na terça-feira, na Cova da Piedade.

O selecionador lembra que qualquer equipa tem pontos fracos, ainda que no caso das norte-americanas não sejam tão notórios.

“Mostrámos a realidade às jogadoras e não vamos esconder nada. Não vamos tentar mascarar a realidade que vamos encontrar, mas não há nenhuma equipa no mundo sem pontos fracos, se é que se pode dizer que têm”, considerou.

Mais importante do que conseguir um empate ou uma vitória, Francisco Neto quer que as suas atletas tenham noção de que o percurso do adversário é uma base a ter em conta para o futuro.

“O modelo a seguir é no sentido de referência e de terem algo instruído no seu país. Este jogo servirá para sermos e vermos qual é a diferença para estas equipas top e para as jogadoras terem noção do que precisam para lá chegar”, declarou.

Contudo, e indicando o que é necessário para Portugal conseguir apresentar-se a bom nível, na quinta-feira, o selecionador pediu às futebolistas a tal organização e superação.

“Temos que manter a identidade, a nossa forma de jogar e estarmos muito concentrados. Ter o máximo de tempo possível uma boa organização e resolver os problemas que nos vão criar. Apelar ainda à superação e espírito de entreajuda, porque amanhã [quinta-feira] será um dos maiores desafios”, terminou.

A 23 convocadas de Francisco Neto defrontam os Estados Unidos, na quinta-feira, pelas 18:06, no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.

Seguem-se os embates com País de Gales, 29.º do ‘ranking’ da FIFA, no sábado, pelas 18:00, e na terça-feira, às 15:00.