Uma mudança que não é muito comum: Yuki Nagasato, jogadora do Chicago Red Stars, da liga feminina norte-americana, foi emprestada ao Hayabusa Eleven, clube masculino do sétimo escalão japonês.

A atleta será a única mulher a jogar por um emblema masculino japonês e uma das poucas no mundo que fizeram algo semelhante.

Em declarações reproduzidas pela Agence France-Presse, a jogadora de 33 anos afirma que desconhece o impacto que poderá ter na equipa.

"Sinceramente, o quanto posso contribuir entre homens é desconhecido. Mas fiquei inspirada pelas mensagens de [Megan] Rapinoe sobre a diferença entre géneros no Mundial e pensei se conseguiria enviar também uma mensagem ao mundo", afirmou.

Yuri Nagasato mantém-se por empréstimo no Hayabusa Eleven até ao início da época de 2021 nos Estados Unidos da América, altura em que deverá regressar ao Chicago Red Stars.

A japonesa já soma no seu currículo a conquista de uma Liga dos Campeões, em 2010, pelo Turbine Potsdam, clube pelo qual venceu também duas Ligas Alemãs. Além do título mundial com o Japão, conta ainda com um segundo lugar em 2015 e uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres.

*Artigo corrigido às 16h14