Portugal subiu ao 34.º lugar no ‘ranking’ feminino de futebol da FIFA, hoje divulgado, com uma progressão de quatro lugares, devido à campanha no Europeu, disputado na Holanda.

A equipa das ‘quinas’, que tinha chegado ao Europeu depois de vencer a Roménia no ‘play-off’ (0-0, 1-0), ficou-se pela fase de grupos, mas venceu um dos jogos, diante da Escócia (2-1), e perdeu com a Inglaterra (2-1) e Espanha (2-0).

Foi por muito pouco – bastava um empate com as inglesas – que as comandadas de Francisco Neto não passaram aos quartos de final, acabando com os mesmos três pontos de Espanha e Escócia, mas com desvantagem no ‘campeonato a três’.

O Europeu trouxe mudanças no ‘ranking’ feminino, que continua a ser liderado pela ‘potência’ Estados Unidos, mas que viu a campeã europeia Holanda subir do 12.º para o sétimo lugar, e a Inglaterra chegar ao terceiro posto.

As inglesas, eliminadas nas meias-finais pela Holanda (3-0), eram quintas e são agora terceiras, à frente da França, que desceu ao quarto lugar, depois de ser afastada no Europeu pelas britânicas (1-0), nos quartos de final.

A Espanha também pagou a ‘fatura’ da eliminação na prova continental – com a Áustria nos quartos de final (nas grandes penalidades) -, e caiu do 13.º para o 17.º lugar, enquanto a Escócia caiu uma posição, e é 22.ª.

A Alemanha, que chegava como hexacampeã europeia, foi eliminada pela Dinamarca nos quartos de final (2-1), mas manteve o segundo lugar na hierarquia mundial.