A seleção feminina de futebol de Cabo Verde já se encontra reunida no Estádio Nacional, para os trabalhos de preparação para o jogo amigável de sexta-feira, 16, com a congenere da Guiné-Bissau.

Em declarações à Inforpress, a selecionadora Silvéria “Nita” Nédio mostrou-se honrada “pela forma como as atletas responderam a chamada para este encontro, manifestando muito entusiasmo para defenderem a primeira selecção de Cabo Verde, em futebol feminino”.

Nita Nédio, disse que o primeiro encontro, realizado domingo no Centro de Estágio da Federação Cabo-verdiana de Futebol, serviu para o trabalho de reconhecimento das atletas, alegando que são jogadoras que se conhecem entre elas, porquanto, vieram recentemente do campeonato de Cabo Verde de futebol.

De acordo com a selecionadora, vai trabalhar o colectivo, para que Cabo Verde possa ter uma grande selecção baseada no modelo de jogo 4x3x2x1, o mais implementado no futebol feminino a nível mundial.

Entretanto, explicou que para os treinos referentes ao jogo com a Guiné Bissau, a equipa técnica vai priorizar trabalhos de fundamentos, sobretudo em termos individuais para avançadas, treinos tácticos virados para as defesas, sublinhando que Cabo Verde tem atletas com grande capacidade e talento, para “dignificarem o futebol de arquipélago e o país em si”.

As convocadas, segundo Nédio, apresentaram-se na máxima força, pelo que considera estar reunidas as condições para este embate de grande responsabilidade, mas que deve ser também de muito “Fair-Play”.

Embora admita que desconhece na integra a selecção da Guiné Bissau, Silvéria Nédio considera que Cabo Verde vai apresentar frente à sua congénere um futebol focado já no futuro, “e que melhor se adapta às jogadoras cabo-verdianas”, ainda que para este jogo foram convocadas apenas jogadoras residentes.

Cabo Verde defronta na sexta-feira, 16, no Estádio Nacional, a congénere da Guiné Bissau, partida que servirá também de estreia da sua seleção feminina.

Lista das convocadas:

Guarda-redes: Dilvânia Brito Teixeira – Mindelense (São Vicente); Jacinta Rodrigues – FC Llana (Sal).

Defesas: Heidy Mara Ramos Dos Santos – Mindelense (São Vicente); Varsénia da Luz – Mindelense (São Vicente); Lariza Rocha – FC Llana (Sal); Evy Mendes – Atletas de Cristo (Santiago); Danilea Levy – Dorense FC (Sal); Joseane Fernandes – Seven Stars (Santiago)

Médios: Maria Cabral – Seven Stars (Santiago); Simónica Duarte – Black Panthers (Santiago); Jocilene Martins – FC Llana (Sal); Lúcia Moniz – Seven Stars (Santiago); Caroly Tomar – FC Llana (Sal)

Avançadas: Lais Spencer – FC Llana (Sal); Silvana Santos – FC Llana (Sal); Ronise Monteiro – Atletas de Cristo (Santiago); Ivania Moreira – Seven Stars (Santiago); Wendy Cristy Fonseca – Mindelense (São Vicente); Loide Miranda – Madeirense (São Vicente); Irlanda Lopes – Águias Vermelhas (Fogo); Elisiane Semedo – ADEC (Santiago); Yarine da Graça Neves – Madeirense (São Vicente).