Os encontros de qualificação para o Europeu de sub-19 feminino, marcados para terça-feira em Portugal, foram adiados, devido aos incêndios no centro do país, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Os jogos da primeira jornada do 1.º Torneio de Apuramento estavam marcados para terça-feira em Santa Comba Dão e Viseu, zonas muito afetadas pelos incêndios desde domingo.

Portugal ia estrear-se frente à Irlanda do Norte, no Estádio do Fontelo, em Viseu, enquanto Noruega e Chipre se iam defrontar em Santa Comba Dão.

Na terça-feira, haverá nova reunião para reavaliar a situação e para fazer nova calendarização da primeira fase de apuramento, cuja segunda jornada está marcada para 20 de outubro, em Nelas e Mangualde.

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 36 mortos, sete desaparecidos, 62 feridos, dos quais 15 graves, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Governo assinou um despacho de calamidade pública, abrangendo todos os distritos a norte do Tejo, para assegurar a mobilização de mais meios, principalmente a disponibilidade dos bombeiros no combate aos incêndios.

Portugal acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e o protocolo com Marrocos, relativos à utilização de meios aéreos.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, no verão, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou 64 mortos e mais de 250 feridos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.