Portugal manteve hoje o terceiro lugar no grupo F da qualificação europeia para o Mundial de futebol feminino, ao empatar 1-1 com a Roménia, em jogo realizado em Botosani.

As duas equipas já estavam virtualmente afastadas do segundo lugar do grupo F, que ainda pode valer a ida ao Campeonato do Mundo de 2019 (Itália e Bélgica serão primeiras e segundas, respetivamente), mas isso não impediu um jogo aberto de parte a parte, para deleite dos cerca de três mil espetadores.

Isabelle Mihail adiantou a Roménia, em jogada de contra-ataque, com um remate de longe aos 34 minutos, e aos 39 Andreia Norton repôs o empate, de livre direto.

Portugal teve sempre mais posse de bola, ante uma Roménia que defendia com cinco unidades.

O segundo tempo foi movimentado, com oportunidades de parte a parte e a guarda-redes Inês Pereira a ser determinante no final.

Como este empate, as seleções de Portugal e da Roménia permanecem, respetivamente, na terceira e quarta posições no grupo de qualificação para o Mundial2019, ambas com cinco pontos.

A Itália, primeira classificada do grupo, com 21 pontos, já se apurou diretamente para a prova, enquanto que a Bélgica assegurou o segundo lugar, após vencer a Moldávia por 7-0 (13 pontos).

Jogo realizado no Estádio Municipal de Botosani, Roménia.

Roménia - Portugal, 1-1.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadoras:

1-0, Isabelle Mihail, 34 minutos.

1-1, Andreia Norton, 39.

Equipas:

- Roménia: Andrea Paraluja, Meluja, Oprea, Nagy, Boran, Banuta (Corduneanu, 69), Giurgiu, Stefania Vatafu (Andrea Herczeg, 79), Andrea Voicu, Cristina Carp (Mara Batea, 60), Isabelle Mihail.

(Suplentes: Linda Kjtar, Brigita Goder, Mihaela Ciolacu, Bianca Sandu, Corduneanu, Andrea Herczeg e Mara Batea).

Selecionadora: Mirel Albon.

- Portugal: Inês Pereira, Matilde Fidalgo, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Ana Borges, Dolores Silva, Vanessa Marques, Tatiana Pinto (Diana Silva, 63), Cláudia Neto, Jéssica Silva, Andreia Norton (Laura Luís, 87).

(Suplentes: Patrícia Morais, Mónica Mendes, Raquel Infantes, Laura Luís, Fátima Pinto, Carolina Mendes, Diana Silva).

Selecionador: Francisco Neto

Árbitra: Ewa Augustyn (Polónia).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Isabelle Mihail (22), Andrea Voicu (36), Dolores Silva (42).