Benfica e Sporting disputam a Taça da Liga Feminina de Futebol 2020/21, esta quarta-feira, em partida agendada para as 18h00. As águias, vencedoras da primeira edição da prova, querem ter um resultado diferente da do último sábado e assim revalidar o título.

"Pode dar aquilo que um dérbi pode dar, um grande espetáculo! É uma final de uma Taça da Liga, esperamos que seja um excelente jogo, e esperamos as mesmas dificuldades que tivemos no último dérbi. Em termos de orgulho, também o temos, somos benfiquistas e sabemos aquilo que o Benfica representa e só temos de abordar este jogo para ganhar. Tal e qual como fizemos no jogo passado, mas desta vez sabemos que não há recuperações possíveis, não há pontos para disputar, é uma Taça, e neste momento a nossa ambição e pensamento estão na vitória", disse Filipa Patão à BTV.

No sábado, o Sporting foi até ao Seixal vencer o Benfica por 1-0, em jogo da 7.ª jornada da fase de apuramento de campeão da principal liga de futebol feminino. Um golo que surgiu num lance de bola parada, algo que a treinadora do Benfica quer corrigir.

"Temos de mudar todas as coisas que nós não conseguimos fazer sobre a linha baixa de pressão do Sporting, fechando os espaços em todos os momentos de jogo e condicionando o corredor, e nós, a partir desse momento temos de ser mais competentes e eficientes em explorar os espaços que o Sporting vai deixar vazios. Porque deixa, nós é que não fomos competentes o suficiente para os explorar. Vamos corrigir e tenho a certeza absoluta de que as jogadoras vão dar uma mensagem bastante positiva dentro de campo e uma resposta excelente face ao jogo passado e a tudo aquilo que queremos em termos de ambição e de Benfica", garantiu à televisão do clube.

Num dérbi da cidade, a carga emocional pode fazer a diferença, dependendo de quem consegue trabalhar melhor com a pressão de defrontar o rival. Filipa Patão espera que as suas jogadoras saibam lidar com isso melhor do que o Sporting.

"São jogos grandes e a carga emocional é grande. Sinto que a nossa equipa sentiu bastante essa carga emocional no último jogo, viu-se pelas ações e pelas decisões das jogadoras, decidimos sempre mal no último terço. Agora, temos de ultrapassar isso, saber que é uma Taça, não há volta a dar e temos de ir com o intuito de ganhar! Não há margem para erros, não há margem para não querer procurar o sucesso. Não podemos ter medo do sucesso e é assim que vamos encarar o jogo", atirou.

Para chegar até a final, o Benfica eliminou nos quartos de final o Clube Albergaria (0-2) e nas meias-finais o FC Famalicão (0-3). Já o Sporting venceu o Condeixa (1-4) e o SC Braga (2-1).

A final da Taça da Liga em futebol feminino, entre Benfica e Sporting, está agendada para às 18h00 desta quarta-feira, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

Convocadas do Benfica: Carolina Vilão (GR), Letícia, Catarina Amado, Matilde Fidalgo, Carole Costa, Ana Seiça, Mariana Dantas, Sílvia Rebelo, Christy Ucheibe, Lúcia Alves, Beatriz Cameirão, Francisca Nazareth, Andreia Faria, Darlene, Cloé Lacasse, Nycole, Marta Cintra e Jolina.