As autoridades belgas deram hoje permissão a vários clubes para o regresso de público às bancadas dos estádios de futebol, ainda que limitando a afluência de espeCtadores e impondo regras para prevenir a propagação da COVID-19.

Até ao momento, o limite máximo de público na Bélgica para desportos ao ar livre estava fixado nas 400 pessoas, mas todas as partidas da Liga profissional têm sido disputadas sem público desde 07 de março.

O comité formado por membros da Liga e da Federação de Futebol belgas, responsáveis regionais do Desporto, Ministério do Interior, forças policiais e clubes aprovou hoje o protocolo apresentado pelo Anderlecht, o que permite ao clube da capital receber o Cercle Brugge no estádio Loto Park com a presença de fãs.

Da capacidade máxima de 21.500 espetadores do recinto, foram autorizados a assistir à partida 6.350 aficionados durante as três próximas partidas que o Anderlecht realizar em casa.

As normas relativas ao distanciamento físico e o uso de máscaras são obrigatórias.

Outros clubes, como o Eupen e o Charleroi também viram os seus planos sanitários aprovados, pelo que também vão poder contar com o apoio dos fãs nas próximas partidas caseiras, enquanto ainda estão a ser analisados os planos da maioria dos clubes belgas.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 893.524 mortos e infetou mais de 27,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.