O Qatar garantiu um lugar na final da Taça da Ásia em futebol, onde vai disputar o troféu com o Japão. Os qataris conseguem chegar à final pela primeira vez, depois de eliminarem o anfitrião Emirados Árabes Unidos, por 4-0, numa campanha que está a ser notável até agora. O Qatar venceu todos os seis jogos disputados, marcou 16 golos e não sofreu nenhum.

Pela frente terá a forte seleção nipónica, quatro vezes vencedor da prova, a última delas em 2011, depois de o Japão ter afastado o Irão, de Carlos Queiroz (3-0).

Estas duas seleções podem disputar mais uma final, em julho, no Brasil. É que Japão e Qatar foram convidadas para participarem na Copa América de 2019, que irá decorrer no próximo verão no Brasil. Seria algo raro e inédito, ver as mesmas seleções disputarem a final de dois torneios continentais (AFC e CONMEBOL).

Apesar de, matematicamente ser possível, seria preciso que os principais candidatos não mostrassem pergaminhos. Mas é uma possibilidade real até porque Qatar e Japão estavam no mesmo pote do sorteio, pelo que, se passarem podem mesmo vir a encontrar-se na final da Copa América.

O Japão está no Grupo C, com o Uruguai, Equador e Chile. O Qatar ficou no grupo B, com Argentina, Colômbia e Paraguai.

A Austrália é o atual detentor da Taça da Ásia, o Brasil é Chile foi o último vencedor da Copa América.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.