A seleção de Macau de futebol venceu em casa o Sri Lanka por 1-0 e ficou mais perto de integrar a normal fase de qualificação para o Mundial2022, que assim viu iniciada o longo processo de qualificação.

O veterano defesa Filipe Duarte, de 34 anos, apontou golo solitário do encontro, aos 52 minutos, dando vantagem à formação macaense, que vai defender a vantagem no Sri Lanka, na terça-feira.

Macau está em 183.º lugar do ‘ranking’ da FIFA, enquanto o Sri Lanka é o 202.º da lista com 211 seleções.

Os seis duelos preliminares vão apurar seis seleções que posteriormente se juntam a outras para um total de 34 equipas que vão disputar os quatro lugares do continente, com possibilidade de mais um por repescagem.

Na sexta-feira, Timor-Leste, 195.º da hierarquia, vai entrar em ação, com a visita à Malásia, 168.º, decidindo a eliminatória posteriormente em casa, também na terça-feira.

O Mundial2022, a disputar no Qatar, vai ser o segundo na Ásia, depois do Coreia/Japão de 2002, e deverá ser o último com 32 seleções, já que em 2026 vai contar com 48 nações.

Ainda assim, este mês, a FIFA vai reunir e decidir se antecipa este alargamento já para o Qatar, o que implicaria alguns jogos num país vizinho.

Em 2026 o campeonato do mundo terá organização conjunta de Estados Unidos, Canadá e México.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.