A Federação Alemã de Futebol (DFB) pôs um ponto final nos rumores: Hansi Flick vai ser o novo selecionador da 'Mannschaft' depois do Europeu deste verão.

O técnico de 56 anos vai suceder a Joachin Low, que lidera a seleção alemã desde 2006, tendo conquistado um Mundial em 2014 e uma Taça das Confederações em 2017.

O treinador esteve duas épocas no Bayern Munique, ainda que na primeira tenha começado como adjunto de Nico Kovac, despedido em novembro de 2019.

Acabou por ser uma temporada muito importante para Flick, que conduziu o Bayern Munique a nova conquista do campeonato, da Taça da Alemanha, e, mais importante, da Liga dos Campeões, em Lisboa, seguindo-se a Supertaça europeia e o Mundial de clubes.

O treinador também chegou a ser adjunto na seleção, quando trabalhou com Joachim Löw, entre 2007 e 2014, selecionador que substituirá agora, após o Euro2020, no qual a Alemanha é adversária de Portugal no grupo F.

Flick assinou por três épocas, até 2024, num contrato que começa a 1 de julho. Ainda assim, só quando a Alemanha terminar a sua participação no Euro2020 é que o ex-técnico do Bayern vai assumir o comando.

"Aconteceu tudo muito rápido, mas estou muito feliz por trabalhar como selecionador nacional a partir do próximo outono. (...) Estou ansioso porque vejo a grande qualidade dos jogadores, especialmente dos jovens jogadores alemães", disse, citado pela DFB.

A Federação Alemã deixou ainda um agradecimento ao Bayern de Munique pela forma como lidou com o assunto.

"Queriamos agradecer ao Bayern Munique e à sua direção, que apoiaram a DFB ao abrirem caminho para a contratação de Hansi Flick como selecionador nacional", disse Rainer Koch, vice-presidente do organismo.

*Artigo atualizado às 11h03