Omã garantiu um lugar nos oitavos de final da Taça da Ásia em futebol, ao vencer o Turquemenistão por 3-1, no fecho do Grupo F, graças a dois golos sobre o final.

Muhsen Al Ghassani, aos 84 minutos, e Mohamed Al-Musallami, aos 90+3, apontaram os tentos que colocaram Omã nos ‘oitavos’, como um dos quatro melhores terceiros colocados, e inviabilizaram, desde já, a qualificação da Palestina.

O Vietname assegurou hoje a última vaga dos oitavos de final da Taça Asiática de futebol, ao beneficiar de menos dois cartões amarelos que o Líbano, que venceu, de forma infrutífera, a Coreia do Norte (4-1).

Os libaneses, que precisavam de marcar quatro golos e não sofrer para serem um dos terceiros melhores classificados e seguirem em frente, entraram praticamente a perder no encontro, graças ao tento de Pak Kwang-Ryong, aos nove minutos.

Ainda assim, Felix Michel, aos 27 minutos, Hilal El-Helwe, aos 65 e 90+8, e Hassan Maatouk, aos 80, de grande penalidade, operaram a reviravolta para o Líbano, que, assim, terminou o grupo E no terceiro lugar, com três pontos e 4-5 em golos, igualando o registo do Vietname, no grupo D.

Contudo, os vietnamitas ‘carimbaram o passaporte’ para a fase seguinte graças ao ‘fair play’, uma vez que receberam cinco cartões amarelos nos três encontros da fase de grupos, enquanto os libaneses foram admoestados em sete ocasiões, duas das quais na derradeira partida.

No outro encontro do grupo E, o Qatar confirmou o primeiro lugar, ao bater por 2-0 a Arábia Saudita, com dois golos de Ali Almoez (45+1 e 80 minutos), melhor marcador da competição, com sete tentos.

Além de Japão, Uzbequistão e Omã, estão também apurados a Coreia do Sul, de Paulo Bento, o Irão, de Carlos Queiroz, Emirados Árabes Unidos, Tailândia, Bahrain, Jordânia, China, Iraque, Qatar, Arábia Saudita, Austrália e Quirguistão.

Nos oitavos, já são conhecidos os embates Tailândia-China, Emirados Árabes Unidos-Quirguistão e Austrália-Uzbequistão.