O ex-selecionador português de futebol Paulo Bento vai treinar o Chongqing Lifan, clube que terminou a Superliga chinesa em 10.º, revelou hoje a agência noticiosa Xinhua.

Paulo Bento, que substitui no cargo o sul-coreano Chang Woe-Ryong, chega ao clube do antigo avançado do Benfica Alan Kardec e vai reencontrar na China o compatriota Paulo Sousa, que assinou no início de novembro pelo Tianjin Quanjian.

Em março, Paulo Bento, de 48 anos, deixou o comando dos gregos do Olympiacos, clube em que esteve apenas na época de 2016/17, depois de em 2016 também não terminar a época nos brasileiros do Cruzeiro.

A passagem pelo ‘Brasileirão’ aconteceu depois de o treinador ter estado à frente da seleção portuguesa, que levou às meias-finais do Euro2012 e à fase de grupo do Mundial2014, saindo em 11 de setembro de 2014, após a derrota com a Albânia (1-0), na qualificação para o Euro2016.

Na sua carreira como treinador, o ex-médio e internacional português começou por treinar a formação do Sporting, antes de assumir a equipa principal, na qual esteve cinco épocas, conquistando duas Taças de Portugal e duas Supertaças Cândido Oliveira.

Como jogador, Paulo Bento terminou a carreira no Sporting, mas passou também como clubes como Benfica, Oviedo, Vitória de Guimarães, Estrela da Amadora, Futebol Benfica e Palmelense.