Robben é um dos jogadores mais reconhecidos a nível mundial, com uma carreira de sucesso. O jogador recordou alguns dos momentos mais importantes da sua carreira, incluindo a passagem pelo Chelsea com José Mourinho, ou a final da Liga dos Campeões perdida contr aa equipa inglesa, quando estava no Bayern Munique.

Numa rubrica do site theplayerstribune, Robben escreveu ao seu "eu" de 16 anos, falando do que ia passar durante a sua vida, incluindo como foi lidar com o técnico português.

"Com 20 anos, vais estar na Premier League. E o teu treinador? O seu nome é José Mourinho. Tenho que te preparar. Porque ele vai esperar muito de ti... e de toda a gente. Logo ao início, vais sentir a diferença de jogar num clube da Premier League. Tens de ser mais duro, forte, rápido", recordou o extremo, que falou da personalidade forte de Mourinho.

"Tens de mostrar-te desde que lá chegues. E mostrar-te ao José todas as semanas para ficar no onze inicial. Foi dito muita coisa sobre o José [Mourinho]. Tem uma personalidade forte, é exigente. Mas desde que começaste a jogar, também tens sido exigente contigo mesmo. De certa forma, é como se fosse uma combinação perfeita. Ele quer ver o teu melhor, todos os dias no campo. E tudo o que queres dar é o teu melhor. Seja no treino ou no jogo", referiu, recordando também a influência de John Terry na sua carreira.

"Muitos jogadores que estão no clube há algum tempo vão proteger-te, mas não existe nenhum mais importante - não só para ti, como para toda a gente - do que John Terry. O que pode um extremo holandês aprender com um defesa central inglês? Tudo!", começa por dizer Robben.

"A coisa mais importante é o que leva uma pessoa a ser capitão e líder de um clube. Ele será alguém que podes falar, seja sobre futebol ou outra coisa qualquer. Ele vai ser alguém que dá conselhos, que te encoraja. Aprende o máximo que puderes com eles. Como ele dá tudo pelo clube. Como ele dá tudo pela equipa - do primeiro ao último minuto. Fora de campo, ele está a tomar conta de todos os membros da equipa. E ele faz isso no campo também", afirmou, dizendo que nunca jogou com "alguém" como John Terry na sua carreira.

Quanto à passagem pelo Bayern, Robben considera que foi a melhor decisão da carreira, mas tem um amargo de boca quando pensa na final perdida contra o Chelsea.

"No próximo ano [2012]... vai ser o momento do Bayern. A final da Liga dos Campeões de 2012, em frente aos teus adeptos na Allianz Arena. Contra o teu antigo clube, Chelsea. Não podia ser escrito da melhor maneira. Só que... e não sei bem como te dizer isto, mas vai tornar-se um pesadelo", afirma o jogador, que disse que a final perdida deu força para que o Bayern Munique conquistasse a Liga dso Campeões no ano seguinte.

"Desta vez, é mais do que um sentimento, é um espírito. Toda a gente queria alguma coisa. Uma coisa, na verdade, vingança. E todos os jogos, seja na Bundesliga, um jogo da taça ou um jogo de qualificação da Liga dos Campeões será para corrigir o erro daquela final. Cada vitória, cada golo serve para lá voltarmos", referiu.