É o jogador do momento na Hungria. Autor do golo da vitória de quinta-feira sobre a Islândia, já nos descontos, que permitiu ao seu país garantir um lugar na fase final do EURO 2020, onde vai integrar o Grupo F, o mesmo de Portugal, Dominik Szoboszlai tem sido nas últimas semanas alvo do interesse de clubes como Arsenal ou Real Madrid, entre muitos outros grandes emblemas europeus.

Mas quem é, afinal, Dominik Szoboszlai? Trata-se talvez da mais recente pérola dos austríacos do Red Bull Salzburgo, que nos últimos anos deu a conhecer ao mundo nomes como Sadio Mané ou Erling Haaland. Atacante de 20 anos, que pode jogar como extremo esquerdo ou segundo avançado, chegou ainda como júnior ao clube austríaco.

Euro 2020: Reviravolta épica coloca Hungria no grupo de Portugal
Euro 2020: Reviravolta épica coloca Hungria no grupo de Portugal
Ver artigo

Na época passada, em que Haaland ainda esteve meia temporada em Salzburgo, marcou 12 golos em 40 jogos. Esta temporada leva cinco golos em 13 jogos, quatro dos quais apontados na Liga dos Campeões (dois na fase de grupos e dois no 'play-off'. Pela seleção principal da Hungria totaliza 11 internacionalizações e três golos.

O último foi então o que apontou quinta-feira ante a Islândia, num lance individual onde voltou a mostrar toda a sua classe: Recebeu a bola a meio do meio campo da Islândia, avançou por entre dois defesas adversários, fletiu para dentro e rematou rasteiro e colocado para o golo da vitória, selando o passaporte para o próximo EURO.

O prémio? Um embate com o seu ídolo de sempre, Cristiano Ronaldo, em Budapeste, na estreia em fases finais de Campeonatos de Europa. "Quando era criança o meu sonho era jogar contra Cristiano Ronaldo e no próximo verão esse sonho vai tornar-se realidade", confidenciou no 'flash interview' que se seguiu ao encontro.

Com apenas 20 anos de idade e com uma cláusula de rescisão no valor de 'apenas' 25 milhões de euros, é bem provável que Szoboszlai, apontado já como o maior talento do futebol húngaro deste milénio, seja em breve alvo e um verdadeiro leilão pelo seu concurso.

Que mais-valias levará quem o conseguir contratar? Um jogador versátil, capaz de atuar em diferentes posições da frente de ataque e já com uma experiência assinalável para a sua idade: 50 jogos no escalão principal do futebol austríaco, 13 jogos nas competições europeias de clubes e 11 jogos pela Hungria. Um jogador com muito espaço para se desenvolver e com tudo para continuar dar que falar nos próximos tempos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.