Fim de semana de poucos golos  portugueses nos principais campeonatos europeus de futebol. Foi em Itália que mais se viu Portugal nos nomes nos marcadores de golos. Em Inglaterra, Manchester City e Manchester United marcaram encontro na final da Taça. No Brasil, sortes diferentes para os técnicos nacionais que militam no Brasileirão.

Itália

Mário Rui poderá fazer a festa do título em Itália já na próxima ronda. Foi da bancada (lesionado), que o lateral esquerdo português viu o seu Nápoles vencer a Juventus por 1-0, em jogo da 31.ª ronda da Série A.

Quem continua a brilhar em solo transalpino é Rafael Leão, com as suas fantásticas arrancadas. No domingo, mais uma, ele que marcou os dois golos da vitória por 2-0 do AC Milan (quinto, com 56 pontos) diante do Lecce. Ainda em Itália, o sub-21 português Dany Mota marcou na vitória do Monza diante da Fiorentina.

A Salernitada, treinada por Paulo Sousa, somou mais um triunfo, desta vez por 3-0 diante do Sassuolo, e segue no 14.º posto, com mais sete pontos que o Verona, o primeiro em zona de descida.

Em Nápoles está tudo a pensar no mesmo: do tatuador ao padeiro, todos estão à espera de seu terceiro 'Scudetto'
Em Nápoles está tudo a pensar no mesmo: do tatuador ao padeiro, todos estão à espera de seu terceiro 'Scudetto'
Ver artigo

Inglaterra

Em Inglaterra, City e United marcaram mais um dérbi da cidade de Manchester para a final da Taça. Os Cityzens, com Bernardo Silva no onze e Ruben Dias no banco, bateram o Sheffield Wednesday por 3-0, com hat-trick de Mahrez. Os red devils, com Diogo Dalot e Bruno Fernandes a titulares, precisaram das grandes penalidades (7-6) para eliminar o Brighton, depois de 0-0 no tempo regulamentar.

Diogo Jota e o seu Liverpool deram sequência ao bom momento, ao vencerem o Nottingham Forest por 3-2 para a Premier League. O goleador português foi a figura do jogo, com dois golos, aos 47 e 55 minutos. Os reds são 7.º com 50 pontos, menos um que o Aston Villa, o primeiro clube em zona europeia (Conference League).

Ainda na Liga Inglesa, a armada lusa do Wolverhampton perdeu com o Leicester por 2-1 e caiu para 14.º, com 34 pontos. José Sá, Nélson Semedo, Toti Gomes e Matheus Nunes foram titulares, Rúben Neves, João Moutinho, Daniel Podence e Pedro Neto entraram no segundo tempo.

Os foxes, que não contaram com o lesionado Ricardo Pereira, deixaram a zona de descida, embora tenham os mesmos 28 pontos do Everton, o primeiro emblema em zona de rebaixamento.

O Fulham, de Marco Silva e João Palhinha, continua a sua grande campanha na Premier League. Na ronda 32 venceu o Leeds por 2-1 e subiu ao 9.º lugar com 45 pontos, os mesmos do Brighton, 8.º.

França

O líder PSG está mais perto de renovar o título, depois de vencer o Angers por 2-1. Vitinha e Danilo foram titulares nos parisienses, Nuno Mendes e Renato Sanches, lesionados, não foram opção.

O Marselha, de Vitinha e Nuno Tavares, beneficiou de um autogolo caricato nos descontos para vencer no terreno do Lyon, de Antony Lopes. O Marselha é 2.º com 67 pontos, mais um que o Lens, o Lyon é 7.º com 50.

O Lille, de Paulo Fonseca, empatou 1-1 no terreno do Auxerre e atrasou-se na luta pelos lugares europeus. Os Dogs são 5.º com 56 pontos, menos cinco que o Mónaco, 4.º.

Espanha

O guarda-redes Rui Silva e o médio William Carvalho não conseguiram evitar a derrota do Betis, por 3-2, no recinto do Osasuna, mais um contratempo nas suas aspirações de disputar a Liga dos Campeões, em fase de queda competitiva. O Betis, que perdeu três dos últimos quatro encontros, é quinto, com 48 pontos, agora a seis da Real Sociedad, em posição ‘Champions’.

O Celta de Vigo, orientado por Carlos Carvalhal, foi batido pelo Real Madrid e caiu para 13.º com 36 pontos.

O Almeria de Samuel Costa perdeu, em casa, 2-1 com o Athletic Bilbau, estando dois pontos acima da linha de água, enquanto os bascos são sétimos a um ponto de um lugar na Liga Conferência Europa.

Alemanha

Na Alemanha o Borussia Dortmund, de Raphael Guerreiro, aproveitou da melhor forma a derrota do Bayern Munique para subir à liderança da Bundesliga. O lateral português fez uma assistência nos 4-0 ao Eintracht Frankfurt, que deixa o Dortmund como primeiro, com 60 pontos, mais um que o Bayern Munique.

O Union Berlim, com Diogo Leite no onze, reforçou terceiro lugar e está a cinco pontos da liderança. O Estugarda, de Tiago Tomás (entrou no segundo tempo) empatou com o Augsburgo e continua no 16.º posto, lugar de disputa do play-off de promoção/permanência com o 3.º da Segunda Liga alemã.

Outros campeonatos

No Brasil, o Palmeiras de Abel Ferreira não foi além de um empate a duas bolas diante do recém promovido Vasco da Gama. O Cruzeiro, de Pepa, alcançou a sua primeira vitória na prova ao derrotar o Grêmio. Ainda no Brasileirão, num duelo entre portugueses, o Bragantino de Pedro Caixinha não foi além de um empate 1-1 em casa do Cuiabá, equipa orientada pelo também luso Ivo Vieira.

Em Angola, o Petro de Luanda, de Alexandre Santos, bateu a Académica do Lobito, rumo à reconquista do título angolano, e lidera Girabola. O Interclube, de Luís Gonçalves, perdeu e caiu para quarto do Girabola

Na Arábia Saudita, muito azar para Nuno Espírito Santo. O técnico viu o seu Al Ittihad falhar a presença na final da Taça, graças a um autogolo no prolongamento, diante do Al Hilal.