O guarda-redes espanhol do FC Porto, Iker Casillas, bateu hoje, frente à Juventus, o recorde de presenças em jogos das competições europeias de futebol, com 175, ultrapassando o italiano Paolo Maldini.

Casillas, de 35 anos, tinha 157 jogos da UEFA ao serviço do Real Madrid antes de se transferir para o FC Porto, em 2015, pelo qual alinhou em mais dezoito partidas, o que lhe permitiu agora bater este recorde, a juntar a outro que detém, o de capitanear a seleção espanhola por 167 vezes, que partilha com Gianluigi Buffon, ao serviço da seleção italiana.

O anterior recordista, o histórico central do AC Milan, que jogou até aos 41 anos e participou em 174 jogos nas provas europeias, Paolo Maldini, foi campeão europeu por cinco vezes e conquistou sete campeonatos italianos.

A Maldini seguem-se o espanhol Xavi Hernandez, antigo médio do FC Barcelona, que disputou 173 jogos nas provas europeias e detém o recorde de títulos no futebol espanhol, nada menos de 28, entre os quais quatro ligas dos campeões europeus, e o holandês Clarence Seedorf, antigo jogador do Ajax, do Real Madrid, do Inter e do AC Milan, com 163 jogos.

De resto, Seedorf continua a ser o único jogador a vencer a Liga dos Campeões por três clubes diferentes, o Ajax, em 1995, o Real Madrid, em 1998, e o AC Milan, em 2003 e 2007.

Os jogadores portugueses melhor colocados nesta lista são Luís Figo e Cristiano Ronaldo, em 17.º e 18.º, respetivamente, ambos com 142 jogos nas provas europeias.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.