A cidade de Amesterdão ainda não vive a final da Liga Europa em futebol, marcada para quarta-feira, até porque os adeptos de Benfica e Chelsea ainda não chegaram, mas num cantinho da cidade já se prepara o jogo.
Na portuguesa “Casa Bocage”, bem no centro de Amesterdão, vendem-se produtos portugueses e a marca Benfica, nomeadamente cachecóis alusivos ao embate marcado para o Arena, à primeira final dos “encarnados” desde 1989/90.
«Faz parte da nossa estratégia, do departamento de merchandising e do Benfica, a expansão internacional da marca, nos países lusófonos, onde temos uma forte comunidade portuguesa, e nos países onde temos jogadores, como é o caso da Holanda, com o Ola John», explicou à Lusa João São Pedro, da Direção de Merchandising e Licenciamento do Benfica.
De acordo com o gestor de vendas, «a imagem do Benfica é reconhecida mundialmente», nomeadamente por estar associada a um “ícone” como Eusébio e pela sua «notoriedade», ou não fosse o Benfica «o maior clube do Mundo».
A presença na final da Liga Europa ajuda: «Logicamente que é importante para os sócios e os adeptos, como para nós, pois as pessoas empolgam-se e isso transforma-se em vendas. Cresce a onda vermelha».
Agora, falta apenas um passo, uma vitória, para chegar ao triunfo na Liga Europa e acabar com uma “seca” de títulos com 51 anos: «Seria ótimo podermos ganhar».
Apesar de ainda não estar na rua, a comunidade portuguesa na Holanda está a «viver isto em grande, pois não é todos os dias que o Benfica joga em Amesterdão», contou à Lusa Tozé Maia, o responsável da Casa Bocage, espaço já com uma década.
«Têm passado por aqui muitos portugueses que não são de Amesterdão», disse Tozé Maia, que espera um triunfo “encarnado” no jogo de quarta-feira: «O Benfica vai ganhar por 2-1, é o meu prognóstico».
O encontro entre o Benfica e o Chelsea, da final da Liga Europa, realiza-se quarta-feira, a partir das 20:45 locais (19:45 em Lisboa), no Arena de Amesterdão, na Holanda, com arbitragem do holandês Bjorn Kuipers.