“Tentámos impor a nossa forma de jogo”, começou por dizer Del Bosque, “mas eles jogaram muito atrás, procurando sempre que possível aproveitar uma oportunidade de contra-ataque. Lutámos pela vitória, mas esta escapou-nos”.

O treinador espanhol lamentou as oportunidades falhadas e disse que ojogo se podia ter resolvido no primeiro tempo:

“Tivemos ocasiões suficientes para termos resolvido a questão no primeiro tempo, mas a nossa obrigação agora é reverter esta situação e procurar a vitória nos próximos jogos.”

A estratégia suíça anulou o jogo espanhol, mas ainda assim Del Bosque não acredita que tenha sido descoberto um segredo que possa aos futuros adversários travar “La Roja”.

“Cada jogo é distinto e temos de manter a nossa identidade como equipa, independentemente de os adversários puderem parar-nos.”

Quanto a sentimentos, o treinador espanhol mostrou-se inconformado:

“No futebol pode-se sempre perder, mas sentimos alguma revolta com este jogo e não podemos pensar que se tratou apenas de falta de sorte.”

Quanto ao alegado estatuto de selecção favorita a vencer este Mundial, Del Bosque deixou bem claro que ninguém da comitiva espanhola falou nesse patamar:

“Ninguém de nós falou em sermos favoritos. Hoje tivemos uma contrariedade e temos de aprender com isso, mas a nossa cabeça está só na primeira fase e não mais à frente.”