Um “hat-trick” de Gonzalo Higuain colocou a Argentina praticamente na fase seguinte, enquanto a França "caiu" frente ao México, ao perder por 2-0, e, além de ter de vencer a anfitriã África do Sul na última jornada do grupo A, terá ainda de aguardar pelo desfecho do jogo Uruguai-México.

Na última ronda do Grupo B, na terça-feira, a Argentina pode perder por dois golos, por três se a Coreia do Sul ganhar à Nigéria pela diferença mínima e até por mais, neste caso se os coreanos não vencerem os africanos.

Higuain, com golos aos 33, 76 e 80 minutos, selou o 49.º registo de três ou mais tentos num jogo do Mundial, oito anos e uma semana depois de Pauleta registar o 48.º, um “hat-trick” frente à Polónia (4-0), a 10 de Junho de 2002, em Jeonju.

Em jogo do grupo A, a França voltou a desencantar e perdeu com toda a justiça frente a um aguerrido e voluntarioso México, que só na segunda parte conseguiu ultrapassar a equipa contrária, com golos dos suplentes Javier Hernandez (64 minutos) e Cuauhtemoc Blanco (79), de grande penalidade.

A vitória coloca a equipa mexicana a um pequeno passo dos oitavos de final. Mexicanos e uruguaios têm a garantia de seguirem em frente caso empatem entre si - apenas o primeiro lugar estará em jogo neste embate -, enquanto França e África do Sul terão de vencer, se possível com vários golos de diferença, e esperar que não haja igualdade na outra partida.

No outro encontro do grupo B disputado hoje, a Nigéria começou melhor e adiantou-se, num livre feliz de Kalu Uche, aos 16 minutos, mas, depois, “auto-destruiu-se”, quando, aos 33, Sani Kaita agrediu um adversário e foi expulso.

Contra 10, a Grécia “ressuscitou” e logrou dar a volta ao encontro: Dimitris Salpingidis marcou o primeiro tento dos helénicos em cinco jogos nos Mundiais, aos 33 minutos, e Vasilis Torosidis garantiu o primeiro triunfo, aos 71.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.