Konetso Seerane, autarca local, transmitiu à comitiva portuguesa o grande "orgulho" que ele e o seu povo sentem e garantiu que as autoridades tudo estão a fazer para receber condignamente a equipa e todos os portugueses que ali se desloquem.

O seleccionador português, Carlos Queiroz, garantiu que a localidade de Magaliesberg foi a primeira e única escolha para local de concentração da selecção durante a prova, depois de algumas notícias recentes terem dado conta de uma alegada disputa entre Portugal e México por um local de estágio em Joanesburgo.

Após a cerimónia de boas vindas, em Krugersdort, sede do município de Mogale City, Queiroz e restante delegação almoçaram com Konetso Seerane em Maropenge, considerado o berço da Humanidade, por lá terem sido encontrados restos do mais antigo hominídeo conhecido, com mais de 200 milhões de anos.

A comitiva portuguesa, composta ainda pelo vice-presidente Amândio de Carvalho, o secretário-geral, Ângelo Brou, e o director desportivo, Carlos Godinho, vai visitar em seguida a estalagem e os campos de treino que serão utilizados a partir de 05 de Junho, em Magaliesberg, sendo homenageada à noite, com um jantar de gala, além da assinatura de protocolos bilaterais.

Portugal vai disputar o Mundial2010, entre 11 de Junho e 11 de Julho, integrado no Grupo G, juntamente com Costa do Marfim, Coreia do Norte e Brasil.