O antigo seleccionador de Inglaterra assistiu, durante a última semana, à derrota da formação marfinense, que vai ser a primeira adversária da selecção portuguesa na competição, a 15 de Junho, frente à Coreia do Sul, por 2-0.

Apesar do presidente Jacques Anouma ter negado estes contactos, após o encontro, em que a equipa marfinense foi orientada por Kouadio Georges, a federação confirmou, em comunicado, divulgado no seu sítio oficial na Internet que Eriksson, de 62 anos, é um forte candidato ao cargo.

"Os directores da federação marfinense, que procuram um treinador para comandar os 'Elefantes' da Costa do Marfim, tiveram conversas com o treinador Sven-Goran Eriksson que mostrou o seu desejo em liderar a equipa marfinense no Mundial2010", atesta o comunicado.

A última experiência de Eriksson como técnico ocorreu na selecção do México, antes de ter assumido a direcção de futebol no Notts Couty, no último mês.

O holandês Guus Hiddink também foi sondado para treinar os "Elefantes", mas o antigo timoneiro do Chelsea está ligado contratualmente à Rússia até Junho e deverá assumir a selecção turca em Agosto.

A Costa do Marfim despediu Vahid Halilhodzic após a desapontante prestação na Taça das Nações Africanas, em que a Costa do Marfim foi eliminada pela Argélia nos quartos de final. O Egipto sagrou-se tricampeão ao bater na final o Gana, por 1-0.

A Costa do Marfim integra o Grupo G, juntamente com Portugal, Brasil e Coreia do Norte, no Campeonato do Mundo de futebol de 2010, que se realiza na África do Sul, entre 11 de Junho e 11 de Julho.

Na primeira ronda do Grupo G, a 15 de Junho, Portugal defronta a Costa do Marfim, em Nelson Mandela Bay/Port Elizabeth, às 16:00 (menos uma hora em Lisboa).

Portugal joga depois, a 21, com a Coreia do Norte, na Cidade do Cabo, e fecha a primeira fase com o Brasil, a 25, em Durban.