"Quando sonhamos, devemos sonhar alto. Quanto temos dos melhores jogadores do mundo a atravessar um momento de forma como o actual - ainda bem para todos e esperamos que continuem - só podemos aspirar a grandes voos. Temos de pensar alto, pois temos qualidade e vontade para isso", justificou.

Durante uma sessão de autógrafos no Porto, o futebolista do Sporting de Braga defende que "sonhar nunca fez mal a ninguém".

"Portugal pode ir longe. Todos sonhamos alto. E só sonhamos quando achamos que podemos conseguir. Se temos dos melhores jogadores do mundo temos de acreditar que é possível e devemos trabalhar, acima de tudo", disse.

Em termos individuais, Eduardo diz que vai realizar um "sonho" que sempre alimentou e admite alguma "ansiedade pelo primeiro mundial”, embora o encare “com naturalidade".

"Tenho-me sentido muito bem. Estou preparado, tranquilo e confiante. Sonho desde que jogo futebol e me conheço estar presente numa fase final de um campeonato do Mundo. É um privilégio poder atingi-lo e estou muito satisfeito, feliz e orgulhoso por tudo o que tenho conseguido. Mereço um pouco o que estou a viver. Trabalhei muito para isso", asseverou.

Eduardo promete dar o seu "melhor" e ajudar a formar um "excelente grupo, ainda mais forte do que foi, pelas alturas difíceis que superou".

No estágio na Covilhã, que arranca sexta feira, e na África do Sul, para onde a equipa viaja a 05 de Junho, o guarda-redes espera poder contar com o tradicional grande apoio e carinho dos adeptos.

"A selecção nacional arrasta sempre multidões e paixões. Queremos sentir o carinho que o povo português sabe transmitir. De certeza que nos vão receber com grande euforia e orgulho. Um grande apoio quer cá, quer na África do Sul", concluiu.