No arranque da concentração, vários dos escolhidos vão manter-se ao serviço dos clubes, o que levou a Federação Portuguesa de Futebol) a convidar a Associação Desportiva da Estação e o Sporting Clube da Covilhã a indicaram cinco elementos cada para, durante uma semana, integrarem os trabalhos da selecção, sob as ordens de Carlos Queiroz.

"A selecção nacional é o expoente máximo do futebol nacional. É um momento único e eles vão ter a possibilidade de ficar a conhecer como tudo funciona. Tanto ao nível dos métodos de trabalho, do rigor, da competitividade interna, até tudo o que está para além do jogo, como a alimentação, o trabalho complementar em ginásio", disse João Sá Pinho, coordenador do futebol da Estação.

O responsável do clube em que se formou Yannick Djaló, avançado do Sporting, prevê que os jovens "vão perceber que ser jogador de futebol não passa apenas por estar dentro de campo a disputar um resultado e que têm de dar muito mais para chegarem ao mais alto nível".

Gonçalo Monteiro, responsável pelo futebol juvenil do Sporting da Covilhã, vai de encontro à mesma ideia: "Vão ganhar experiência e ver aspectos que podem melhorar. Será uma semana em que vão perceber o que ainda têm de caminhar para serem jogadores de futebol".

Para escolher os cinco, Gonçalo Monteiro explica que os "Leões da Serra" tiveram em conta a qualidade demonstrada dentro das quatro linhas, mas também a atitude. "Quisemos premiar o mérito deles ao longo da época", explicou, manifestando a certeza de que, "com a vontade e motivação que têm, vão conseguir corresponder ao que é esperado deles".

Na Estação, disse João Sá Pinho, o critério foi "a qualidade e o nível de jogo". "Se levarmos para junto dos melhores, jogadores com menos apetências, podemos comprometer os exercícios da selecção", relatou o técnico, frisando que o comportamento dos jovens futebolistas fora do campo foi apenas um "factor de desempate".

Aos dois clubes foram pedidos três jogadores para cada sector do terreno. Do Sporting da Covilhã, em cujo balneário a sensação foi de expectativa e excitação, vão treinar ao lado dos convocados de Queiroz o guarda-redes Pedro Gaspar, o defesa central João Soares e os médios Fábio Sousa, Diogo

Gaspar e Sérgio Paulico, este último profissional desde Janeiro, embora continue a estudar.

O defesa central Rui Silvestre, o lateral Celso Nave, o médio Renato Silva e os avançados Filipe Duarte e Nuno Abreu são os representantes da Estação, em que a “decisão não foi difícil de gerir”.

Os clubes ainda não conhecem o plano de trabalho. Mas a ideia é que os dez futebolistas serranos passem o dia com a equipa das “quinas”, jantem com a comitiva e à noite regressem a casa.