A anfitriã África do Sul não conseguiu resistir às investidas da selecção uruguaia que contou com alguns jogadores do campeonato português como Fucile e Alvaro Pereira (FC Porto) e Maxi Pereira (Benfica).

Mas a estrela da equipa sul-americana foi o jogador do Atlético de Madrid, que marcou um (grande) golo na primeira parte e bisou, através da marca da grande penalidade, no segundo tempo, neste que foi o primeiro jogo da segunda ronda da fase de grupos do Mundial2010.

Ao minuto 24, Forlán rematou com força, fora da área, e com a bola a ser desviada em Mokoena ,acabou por trair o guardião Khune.

Ao intervalo o marcador mostrava 0-1, a favor do Uruguai.

Na segunda parte, os africanos tentaram reagir à desvantagem, colocando velocidade e tentando surpreender a equipa adversária pelas alas.

O momento chave do encontro deu-se ao minuto 75, quando o guardião sul-africano Khune entrou com o pé, dentro da grande área, tocando em Suarez. O árbitro: Massimo Busacca mostra a Khune o cartão vermelho. Esta expulsão obriga Carlos Alberto Parreira a mexer na equipa, fazendo entrar Moneeb Josephs para o lugar de Steven Pienaar.

Na conversão da grande penalidade, Diego Forlán coloca a bola no ângulo esquerdo da baliza sul-africana, não dando hipóteses ao guarda-redes Josephs.

O jogador do Atlético de Madrid torna-se assim, para já, no melhor marcador da prova.

Já desconcentrada, a África do Sul, em tempo de descontos, deixou o Uruguai marcar o terceiro, este marcado pelo portista Alvaro Pereira. Após centro da esquerda de Forlán, Suarez assistiu Alvaro Pereira que só teve que encostar.

Um resultado justo pela atitude que a selecção uruguaia imprimiu no relvado do Estádio Loftus Versfeld, em Pretória.

Na primeira jornada, no dia 11 de Junho, a anfitriã África do Sul empatou a um golo diante do México. O Uruguai também empatou, sem golos frente à França.

Com esta vitória, o Uruguai passa para líder provisório com 4 pontos e terá de esperar pelo jogo de amanhã (12h30), entre França e México, para saber se continuará à frente até à terceira jornada.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.