Os incidentes mais graves ocorreram ao início da madrugada em Barcelona onde efectivos dos Mossos d’Esquadra, a polícia regional, tiveram que carregar contra uma multidão na Praça de Espanha depois de alguns terem incendiado árvores e caixotes do lixo.

Hoje de manhã o balanço oficial referia que 78 pessoas – entre as quais 11 agentes policiais – tiveram que receberam atenção médica. Deste grupo 22 chegaram mesmo a necessitar de assistência hospitalar.

Em todos os casos as autoridades dizem tratar-se de ferimentos ligeiros e desmaios.

Equipas de bombeiros tiveram que apagar mais de 80 incêndios em árvores, contentores do lixo, veículos e quiosques em várias cidades da Catalunha tendo 21 pessoas sido detidas.

Nas cidades de Viscaya e Alava, no País Basco, várias pessoas foram detidas na sequência de incidentes quando algumas pessoas tentaram agredir adeptos da selecção espanhola, que celebravam a vitória em Joanesburgo.

Num outro incidente, a transmissão do encontro para um ecrã gigante na praça central da localidade de Baralkado, foi interrompida por uma sabotagem quando faltavam apenas 10 minutos para o final do encontro.

Incidentes ligeiros marcaram igualmente as celebrações nas principais localidades da Galliza, com as equipas médicas a terem que responder a desmaios e ferimentos ligeiros na Praça de América (Vigo), na fonte de Cuatro Caminos (Corunha) e na Praça Roja, em Santiago de Compostela.

Em Madrid, onde se realizaram os maiores festejos, as equipas médicas tinham assistido mais de 460 pessoas entre as 17:00 de domingo e as 04:00 de hoje.

Nenhum dos casos se revestia de gravidade apesar de algumas dezenas de pessoas terem necessitado de atenção hospitalar.

De referir que durante a transmissão do jogo o serviço de emergências do 112 recebeu menos chamadas do que é normal para um domingo à mesma hora.

Os serviços de emergência atenderam 1.200 chamadas, menos 700 que o normal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.