Dinamarca e Japão partiam para este encontro à procura da segunda vaga para os oitavos de final, uma vez que a Holanda já tinha o apuramento garantido. A equipa japonesa marcou os dois primeiros golos de livre directo. A dez minutos dos 90, Tomasson reduziu a desvantagem através da marca de grande penalidade mas os “samurais” selaram os jogos do Grupo E com um golo de Okazaki.

Ao minuto 16, Honda, na cobrança de um livre directo (a 35 metros da linha de golo), rematou com força e efeito que acabou por trair o guardião dinamarquês Sorensen.

Quinze minutos depois, foi a vez de Endo, de bola parada e a 27 metros da linha de golo, que rematou colocado em arco e o guarda-redes do Stoke City voltou a ser batido, desta vez com menos hipóteses de defesa.

Aos 79 minutos, O árbitro sul-africano Jerome Damon assinalou grande penalidade a favor da Dinamarca. Agger caiu depois de um lance disputado com Hasebe. Na conversão, o guardião japonês Kawashima defendeu mas Jon Dahl Tomasson, jogador do Feyenoord, não falhou à segunda.

A três minutos do tempo regulamentar, numa perda de bola a meio-campo pela Dinamarca, Honda, à entrada da área, ofereceu o golo a Okazaki, que não desperdiçou e só teve de encostar para o fundo das redes.

É a primeira vez que o Japão atinge os oitavos de final dum campeonato mundial de futebol fora de casa, depois de tê-lo feito apenas no Mundial2002, que fez em conjunto com a Coreia do Sul.

Dinamarca despede-se assim do Mundial2010, depois de ter ficado em primeiro lugar no grupo de apuramento para o campeonato do mundo, onde estava Portugal, empurrando a equipa das quinas para um Play-off contra a Bósnia.

Holanda venceu esta noite os Camarões e termina a fase de grupos no primeiro lugar com 9 pontos. Segue-se o Japão com seis, Dinamarca com três e Camarões sem pontos.

Holanda (1º Grupo E) defrontará a Eslováquia (2º Grupo F) na segunda-feira e a selecção japonesa (2º Grupo E) o Paraguai (1º Grupo F) no dia seguinte.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.