É ídolo e chamam-lhe o Rooney norte-coreano, mas o futebolista Jong Tae Se tem as manias do inglês David Beckham ou as paixões de Cristiano Ronaldo e venera os bons carros e as roupas luxuosas.

Apaixonado por rap, Jong Tae Se muda de penteado enquanto o diabo esfrega um olho e, nascido e criado no Japão, garante aos 26 anos não ter qualquer intenção de um dia viver na comunista Coreia do Norte.

A Associated Press conseguiu furar as barreiras que separam os norte-coreanos do Mundo – pelo menos no Mundial da África do Sul – e desvendou hoje, num extenso trabalho, as principais características do herói desta selecção que, a 21 de Junho, mede forças com a equipa de Queiroz, Ronaldo e companhia.

“Ele é japonês, mas não é japonês. É coreano, mas joga pela Coreia do Norte. Tem nacionalidade norte-coreana e vive no Japão. O Mundo tem muita dificuldade em perceber estas coisas”, relatou Shin Mu Koeng, amigo e biógrafo da “estrela”.

Consta, também, que chora quando ouve o hino norte-coreano e que com orgulho veste a camisola dos adversários de Portugal no grupo G do Mundial2010.

Inteligente, de trato fácil e com um sorriso deslumbrante, Jong Tae Se – um misto de Rooney, Beckham e Cristiano Ronaldo – impressiona pela velocidade e talvez até tenha sido por isso que tem surpreendido tudo e todos, marcando nada mais nada menos de que 16 golos em 24 jogos internacionais.

Coleccionador de sapatilhas, considera-se vítima da moda e diz gostar de chocar ou surpreender, para utilizar termo mais moderado: se um dia inventa um penteado, no outro aparece com a cabeça rapada. Ri-se com isso.

Tímido ao ponto de chorar quando assiste a novelas, Jong Tae Se vê-se nos próximos cinco anos a cumprir um sonho: jogar num grande da Europa e a conduzir uma furiosa e vistosa máquina que debitam cavalos como ele golos, acompanhado de música rap e de uma qualquer Spice Girls, se calhar até com uma dos elementos das WonderGirls, a banda feminina mais conhecida na Coreia do Sul.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.